Compartilhe:

A Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, vive momento delicado no enfrentamento ao coronavírus. A casa de saúde está com a área destinada à pandemia totalmente ocupada há cerca de uma semana. Em vídeo publicado nas redes sociais nesse domingo (13), médicos da instituição relatam a dramática situação e pedem apoio da população no respeito às medidas preventivas.

Segundo o médico Sérgio Veloso, coordenador da ala destacada aos infectados pelo coronavírus, os novos pacientes têm chegado à Santa Casa com sintomas muito agudos. “A gente consegue ter uma rotatividade nos leitos, com alguns pacientes de gravidade menor. Mas, infelizmente, o que temos visto atualmente são pacientes chegando cada vez mais graves. Cada vez precisando de mais tempo de internação”, afirma.

O vídeo foi gravado nesse sábado (13), no fim da tarde. Na gravação, Veloso relata que a alta procura por vagas tem impedido a recepção de doentes vindos de cidades vizinhas. “Uma característica da nossa unidade foi sempre receber os pedidos de vaga que chegaram aqui. Infelizmente, nos últimos dias, não temos conseguido atender a ideia de dar acolhimento a toda a população sempre que fosse possível e necessário. Estamos trabalhando no máximo de nossa capacidade nos últimos sete a dez dias”, sustenta.

No mais recente boletim da Santa Casa, divulgado no sábado, havia 18 pacientes internados na ala de COVID-19. Desses, seis tinham o auxílio de ventilação mecânica para respirar. Desde o início da pandemia, o hospital já recepcionou 234 cidadãos com suspeita da infecção. Vinte e três mortes foram registradas.

 

 

PREFEITO

Enfim, o líder do executivo, Nivaldo de Andrade (PSL), reconheceu o avanço da COVID-19 na cidade e confirmou que haverá reunião com os representantes da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Nossa Senhora das Mercês também nesta terça-feira (15) para avaliação de outras medidas. Porém, o prefeito que em agosto deu uma entrevista dizendo que abriria tudo (de prostíbulo a igreja), agora reconheceu a situação trágica da cidade que governa e disse que todos os bares e restaurantes vão fechar. VEJA O VÍDEO NO NOSSO FACEBOOK E INSTAGRAM

BARBACENA

A Secretária Municipal de Saúde de Barbacena, Marcilene Dornelas, e o médico infectologista, Herbert Fernandes, gravaram um vídeo nessa sexta-feira (11), para esclarecer a situação dos leitos para Covid-19 no município e, principalmente, fazer um alerta aos municípios que compõem a macrorregião Centro-Sul e, principalmente, um apelo de sensibilização à população.

“Estamos chegando em uma situação de alarme. Uma situação onde a população precisa ter consciência dos seus atos”, informou a Secretária de Saúde. Segundo Marcilene, neste momento 75% a 80% dos leitos para atendimento da pandemia estão ocupados e a situação chegou a atingir o patamar de 95%, na última quarta-feira.

O médico Herbert Fernandes também reforçou o alerta e ainda faz um “grande apelo para que a população atenha-se às medidas de segurança, distanciamento social, e uso universal da máscara”. Segundo o infectologista, “o que mais preocupa nestes 10 meses é que não tínhamos passado por essa situação de ocupação dos leitos, que estão praticamente esgotadas na cidade e os hospitais cheios”. Segundo o médico “é uma situação crítica que demanda muita energia de toda a equipe de saúde e profissionais que também estão se contaminando. Então faço novamente um apelo para que a população atenha-se às medidas de segurança”, reforçou.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *