A Câmara Municipal de Barroso, em uma parceria inédita com a Paróquia de Sant’Ana e com o Centro de Pesquisas e Estudos em História da Arte e Patrimônio (CEPHAP), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), deu início a um projeto de catalogação do patrimônio da Matriz de Sant’Ana, focando na conscientização da importância da preservação do patrimônio histórico.

Já há dois meses, um grupo de estudantes do Curso de História da UFSJ está trabalhando na catalogação do acervo da igreja, com o objetivo de se publicar um material com o levantamento realizado e posterior utilização do conteúdo como material didático nas escolas. A etapa de levantamento foi concluída e a intenção é a de que todo o material catalogado esteja disponível para a comunidade no próximo mês de dezembro.

Para o historiador barrosense Túlio Henrique Bernardino, idealizador do projeto, trata-se de uma iniciativa que vai além da proposta religiosa. “A Igreja de Sant’Ana não pode ser vista somente como um templo religioso, mas também como algo de importância história do município, algo do nosso patrimônio público, já que a história de Barroso está intimamente ligada à igreja. Nosso objetivo é conscientizar a população da importância desse patrimônio histórico que temos aqui”, ressaltou ele, que agradeceu o apoio da Câmara na ação, que foi discutida no último mês de fevereiro.

Aconteceu na noite desse sábado (2), a Noite de Louvor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Barroso. O evento aconteceu na Praça Sant’Ana, no centro, e contou com uma série de atrações, dentre elas os shows da bandas Kyrios , Shalon, Ministério de Louvor da Igreja Batista e os cantores Katriene, Wagner Soares, João Louvador, Gabriele e Daniele.

Segundo um os organizadores da Noite de Louvor, Marcio Ribeiro dos Santos, vocalista da banda Kyrios, este é o segundo ano em que a ação é realizada em Barroso e a intenção é que nos próximos anos os shows ocorram sempre no primeiro sábado de novembro.

“O povo tem sido muito receptivo conosco e a tendencia é gente melhorar e aperfeiçoar. A cidade de Barroso tem muitas igrejas evangélicas, mas o número de evangélicos é pequeno para a grande quantidade de igrejas. Nós trouxemos esse evento para Barroso, porque já o fazemos em Dores de Campos para que pudéssemos unificar os evangélicos na cidade de Barroso. Então esse é o nosso grande projeto, unificar os evangélicos aqui e estar divulgando e reino de Deus para está cidade” disse o Pastor.

Quem também falou um pouco sobre importância ação da Igreja Evangélica na comunidade foi o Presidente da Assembleia de Deus de Barroso e região, Luiz Carlos Fernandes.”Este trabalho da Igreja Evangélica Assembleia de Deus é um trabalho para a salvação de alma e libertação das pessoas. Nós pregamos o evangelho porque em breve Jesus virá buscar a igreja e nós não podemos para de pregar esse santo e glorioso evangelho” declarou Luiz.

A Noite de Louvor contou com apoio do Jornal Barroso EM DIA, Rádio Liberdade FM, TV Barroso Regional, JB Studios, Wagner Soares e Prefeitura Municipal.

Aconteceu na manhã desse sábado (2), dia de finados, a inauguração oficial do cemitério Porta do Céu, no bairro Jardim Europa, em Barroso.

A abertura do local contou com uma celebração presidida pelo Bispo Diocesano de São João del Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento e contou também com as presenças do Pároco da Paróquia de Sant’Ana, Pe. Claudir Possa Trindade, o Pe. Allyson Garcia, recém-ordenado no último sábado, 26 de outubro, o Prefeito Reinaldo Fonseca e demais barrosenses.

Após a missa na capela do cemitério, os sacerdotes e diversos fiéis se dirigiram aos túmulos de amigos e entes queridos para a benção final.

O cemitério Porta do Céu já estava em atividade desde 2018, mas sua inauguração só aconteceu em 2 de novembro deste ano. Atualmente cerca de 600 pessoas já estão enterradas no local.

Confira algumas fotos da celebração da missa

A Congregação da Missão, dos Padres Lazaristas, ganhou um novo sacerdote na manhã de sábado (26). Após anos de preparação, o barrosense Allyson Garcia recebeu o Sacramento da Ordem. A cerimônia foi presidida pelo Bispo Diocesano de São João del Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, na Matriz de Sant’Ana, em Barroso. A celebração reuniu diversos sacerdotes da congregação, seminaristas, religiosos, familiares e amigos.

O rito da ordenação ocorreu durante a santa missa e foi acompanhado com muita alegria pela assembleia. O neo-sacerdote estava emocionado. Depois de ser chamado a frente e apresentado para assembleia, Allyson foi questionado e prometeu seguir fielmente as funções como sacerdote, respeitar seus superiores religiosos e obedecê-los.

A ordem é o sacramento de graças, ao qual, a missão confiada por Cristo aos apóstolos continua a ser exercida na Igreja até o fim dos tempos. Nela, quem é ordenado recebe o dom do Espírito Santo, concedido por Cristo pelo bispo e que lhe dá autoridade sagrada. O sacerdote continua sobre a terra a obra redentora de Cristo.

Informações e fotos PASCOM

A 3ª Noite Mineira, evento beneficente, em prol das pastorais da saúde e social da Paróquia de Sant’Ana do Barroso acontecerá neste próximo sábado (19) a partir das 21h, no CRB (Clube Recreativo Barrosense).

O evento, que já é um sucesso, contará com música ao vivo com os cantores Pe. Fábio José Damasceno e Renato Ferreira.

Os ingressos para 3º Noite Mineira estão no valor de R$ 60 de forma antecipada e R$ 70 no dia do evento. Os mesmos podem ser adquiridos com os membros das pastorais da saúde e social.

Serão servidos os seguintes petiscos mineiros no evento: Bolinho de feijão, torresmo, carne, azeitona, batata frita, mandioca, muçarela, presunto, amendoim, linguiça, jiló e angú, pastel de angú e caldo de Kenga.

As bebidas devem ser adquiridas a parte.

Informações Paróquia de Sant’Ana do Barroso

A Sociedade São Miguel Arcanjo inicia as comemorações pelo Dia de São Miguel Arcanjo a partir desta quinta-feira (26) até o domingo (29), dia do padroeiro. Tríduo preparatório, evento esportivo e a missa solene estão previstos. A festa é realizada desde 2017, quando a igreja foi inaugurada em Barbacena, no Campo das Vertentes.

Ao G1, a direção da Sociedade ressaltou o exemplo que São Miguel Arcanjo traz para o atendimento diário voltado para as 450 crianças e adolescentes.

“São Miguel é um dos príncipes do céu, protetor da igreja e dos filhos de Deus e inspirados nele, todos aqui na Sociedade lutam incansavelmente para proteger e cuidar das crianças e idosos que por aqui passam. Buscamos ser o alicerce para que nossos pequenos se apoiem e cresçam para uma vida digna e ética. E também somos o acalento para aqueles que muitas vezes são vitimas das mazelas do mundo. Ofertamos amor, compaixão, fortaleza e acima de tudo buscamos incentivar e inspirar um futuro melhor para cada um”, analisou via assessoria.

A direção também reforçou a expectativa para as celebrações. “Nossa comunidade sempre abraça carinhosamente as atividades propostas por nossa Sociedade. E em uma data tão marcante como a Festa de São Miguel, acreditamos que teremos um grande público prestigiando a programação que preparamos”.

Coral e Orquestra São Miguel Arcanjo vão se apresentar na comemoração do padroeiro em Barbacena — Foto: Sociedade São Miguel Arcanjo/Divulgação
Coral e Orquestra São Miguel Arcanjo vão se apresentar na comemoração do padroeiro em Barbacena — Foto: Sociedade São Miguel Arcanjo/Divulgação

Programação da festa

Entre quinta (26) e sábado (28)

  • 19h30: tríduo preparatório com missas.

Domingo (29)

  • 8h: I Corrida e Caminhada Cross Country de São Miguel, na fazenda onde o São Miguel. Interessados podem se inscrever pela internet. A renda será destinada a compra de alimentos e leite para os atendidos no local
  • 16h: missa solene com participação da Orquestra e Coral dos Meninos de São Miguel. O repertório inclui, entre outras, o Intróito – Abertura da Missa de São Miguel Arcanjo, a “Ave Maria” de Franz Schubert e “Offertorium”, além de outras composições e arranjos especialmente preparados para esta ocasião.
Igreja de São Miguel Arcanjo completa dois anos de inauguração no dia 1º de outubro — Foto: Muniz França/Sociedade São Miguel Arcanjo
Igreja de São Miguel Arcanjo completa dois anos de inauguração no dia 1º de outubro — Foto: Muniz França/Sociedade São Miguel Arcanjo

Igreja de São Miguel Arcanjo

A Igreja de São Miguel Arcanjo foi erguida na fazenda da Sociedade São Miguel Arcanjo e inaugurada em 1º de outubro de 2017.

A réplica da Abadia de São Egídio, construída no ano de 1060 na Itália, conta com 12 colunas em sua estrutura, que representam os discípulos. Cada parede tem 80 cm de espessura.

O altar é sustentado por quatro colunas redondas, simbolizando a universalidade da fé nos quatro cantos do mundo.

O capitel, uma peça decorativa no fim da coluna, tem um papiro na parte alta que expressa a sabedoria, e as folhas de acanto na parte baixa traduzem os espinhos da vida, repassando a mensagem de que só têm sabedoria aqueles que sabem viver com os espinhos da vida.

As portas, fechaduras e tachos de ferro forjado reforçam o cuidado com os detalhes. Ainda foram reproduzidas no interior da igreja quatro importantes obras europeias.

Sociedade São Miguel Arcanjo

A Sociedade São Miguel Arcanjo foi fundada por Marco Roberto Bertoli em 1998, inicialmente com sede em Antônio Carlos. Foi transferida em 2003 para Barbacena, após a conclusão das edificações na área de uma fazenda de 320 hectares.

Atualmente a instituição acolhe cerca de 450 crianças e adolescentes, dos três aos 18 anos, de Barbacena e região.

As crianças e adolescentes cursam a escola regular, por meio de parceria com o Colégio São Francisco de Assis, mantido pelas Irmãs de São Francisco da Providência de Deus. A metodologia e a estrutura de ensino acompanham a linha pedagógica das melhores escolas particulares do país. Outras crianças são atendidas na Creche São Miguel.

Os beneficiados ainda podem usufruir de cineteatro, laboratório de informática, biblioteca, refeitórios, quadras poliesportivas, ginásio profissional de ginástica olímpica, salas de TV, artesanato, e galpões destinados a atividades profissionalizantes agrícolas e zootécnicas.

Nessa última quarta-feira (18) o Bispo Diocesano de São João del Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, se reuniu com os membros do Conselho Presbiteral e Colégio de Consultores para a elaboração e publicação de um decreto sobre a queima de fogos de artifícios e a venda de bebidas alcoólicas em eventos e festas religiosas da Diocese.

No documento, o bispo explica de forma detalhada e apresenta diversos argumentos. Uma das medidas a serem adotadas é: “Fica expressamente proibido em todas as Paróquias da Diocese de São João del Rei a promoção de shows pirotécnicos ou o uso de fogos de artifícios, sob sua responsabilidade, em festas de caráter religioso.

“E ainda sobre a venda de bebidas alcoólicas durante as festividades: “Considerando a luta da Igreja contra qualquer tipo de vício, dentre eles, o vício da bebida alcoólica, ainda que considerada uma droga lícita.” e “O contratestemunho e a contradição da Igreja ao promover festas religiosas regadas com bebidas alcoólicas, alegando que é necessário para a manutenção dos seus trabalhos pastorais.”

Como pertence diocese de São João del Rei, as duas Paróquias de Barroso, tanto a de Sant’Ana quanto a de Senhora de Fátima também entram no decreto.


Contudo, o decreto não impede os fiéis ou outras pessoa não ligadas a Diocese soltem fogos de artifício durante as festividades.

Leia a nota na íntegra clicando no link abaixo:

https://diocesedesaojoaodelrei.com.br/bispo-publica-decretos-sobre-fogos-e-bebidas-alcoolicas-em-eventos-na-diocese/

Começa na próxima quinta-feira, 5 de setembro, a festa em honra a São Vicente de Paulo, no bairro Doutor José Guimarães, aqui em Barroso.

Durante o tríduo de preparação, de quinta a sábado, para o Santo dia que será comemorado no domingo, haverá sempre às seis e meia da tarde, o terço seguido da Santa Missa, no salão Vicentino.

Na quinta-feira (5), dia consagrado a Senhora Sant’Ana, quem irá presidir as orações será o Padre Claudir, Pároco da Paróquia de Sant’Ana.

Na sexta-feira (6) será o dia consagrado ao bem aventurado Antônio Frederico Ozanam, que foi um intelectual e ativista católico, fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo. Ele foi beatificado pelo papa João Paulo II em 1997.  A celebração da santa Missa será com o Padre Pedro, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

No Sábado (7), último dia do tríduo, será em Honra a Nossa Senhora da Conceição, patrona do Conselho Particular Nossa Senhora da Conceição. Quem faz as honras da celebração é o Padre João, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, de Dores de Campos.

Já no domingo (8), dia consagrado a São Vicente de Paulo, acontecerá a procissão com a imagem de São Vicente pelas ruas do bairro Guimarães. Na chegada haverá Santa Missa.

Após a Missa, terá movimento de barracas e leilão de prendas.

O novo Cristo Redentor de São João del Rei foi abençoado pelos padres Geraldo Magela da Silva e Vinícius Ideofonso Campos. A estátua de 10 metros fica no loteamento Monte Cristo, que está sendo lançado próximo à saída para a cidade de Lavras.

O monumento do novo Cristo Redentor foi instalado em uma praça com vista para as montanhas e o horizonte. A expectativa é que, além dos moradores, turistas visitem a região, já conhecida pelas tradições religiosas e história preservada.

Além da benção à estátua, os padres também oraram pedindo proteção para o novo empreendimento e para os fiéis que compareceram ao local.

Informações G1

Acontecerá neste sábado (24), a partir das 19h, em Barroso, a 12ª edição do Cine Gospel. O evento é realizado pela Assembleia de Deus Casa Verde.

O filme escolhido foi “Superação – O milagre da Fé”, que narra uma história real ocorrida no ano de 2015, em que uma mãe vive um drama depois que o filho adotivo, de 14 anos, cai em um lago congelado. O garoto ficou submerso por mais de 15 minutos e os médicos disseram que ele havia morrido. A mãe manteve as esperanças e começou uma corrente de orações.

Já para as crianças, a atração será a animação “Estrela de Belém”, que conta a história de alguns animais que acompanham a Estrela Guia rumo ao local de nascimento de Jesus.

As sessões acontecerão no salão Assembleia de Deus Casa Verde, que fica na Rua Aureliano Chaves, nº 11, no bairro Josefina Coelho.