Compartilhe:

Membros da Igreja Católica e do grupo Congada de Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia chegaram a um acordo e o terno de Congada participará da festa de Nossa Senhora do Rosário, em Tiradentes. Uma denúncia feita pelo portal Notícias Gerais no dia 20 de dezembro expôs que o grupo Congada de Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia estava proibido de fazer manifestações dentro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos desde 2019.

Em nota emitida nesta quarta (6), o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, anunciou o acordo entre membros da Igreja Católica e  o Sr. Claudinei Matias do Nascimento, conhecido como “Prego”, capitão do grupo de Congada de Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia.

“A meu pedido, os Padres Geraldo Magela da Silva, Vigário Geral da Diocese, e Alisson André Sacramento, Pároco da Paróquia de Santo Antônio de Tiradentes, em encontro fraterno com o Sr. Claudinei Matias do Nascimento, conhecido como “Prego”, capitão do Congado, formalizaram convite ao grupo para tomar parte na Festa de Nossa Senhora do Rosário, celebrada anualmente, inclusive tendo acesso ao templo. Nesta mesma conversa foi acertado o compromisso, uma vez superadas as restrições decorrentes da Pandemia, de realizar um trabalho social conjunto”, diz o Bispo.

Após a denúncia feita pelo Notícias Gerais e a entrevista do Pe. Alisson Sacramento ao Mais Vertentes, o Bispo disse em nota que “não é nossa intenção afastar, nem mesmo privar ninguém do acesso à Igreja, mas garantir que as manifestações de religiosidade popular estejam em sintonia com a fé cristã”.

O Bispo Diocesano de São João del-Rei diz que “a igreja, ciente de sua responsabilidade, nunca se furtará de zelar pelo ensino da sã doutrina e pela fidelidade do culto à fé católica e que “que os padres devem cuidar para que manifestações contrárias à fé cristã aconteçam”. Por fim, o Bispo diz que renova seu apreço pelas manifestações de religiosidade popular presentes na Diocese e citou o apoio que já demonstrou a outros grupos de Congada.

Mais Vertentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *