Na última semana, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) publicou o resultado provisório do ICMS Turismo, com a listagem dos municípios habilitados em 2021, ano-referência 2020, ano do ex-prefeito de Barroso Reinaldo Fonseca (PSDB).
E a cidade levou nota 10. Foram quatro notas 10 consecutivas para Barroso nos anos 2017/2018/2019 e 2020. Aliás, outros 23 municípios do Campo das Vertentes alcançaram a pontuação máxima, a tão esperada e aguardada nota 10. Entre as cidades está Barbacena, Carandaí, Dores de Campos, Prados e São João del Rei, todas ligadas a Trilha dos Inconfidentes.
O ICMS Turismo é destinado aos municípios mineiros, nos termos da Lei Estadual n. º 18.030/2009, com o objetivo de estimular a implementação de um planejamento sustentável de programas e projetos voltados ao desenvolvimento turístico.
Para se habilitar ao repasse, anualmente, a cidade deverá participar do Programa de Regionalização do Turismo no estado de Minas Gerais; ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo; possuir Conselho Municipal de Turismo (COMTUR); e possuir Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR).