Compartilhe:

Já estão abertas as inscrições para quem deseja ser mesário voluntário nas eleições de 2022. Em Minas Gerais, a expectativa é que cerca de 200 mil mesários atuem nas mais de 40 mil seções eleitorais.

A inscrição pode ser feita no site do TRE-MG ou pelo aplicativo e-Título. Não há data-limite, mas, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como o prazo da comunicação da convocação da Justiça Eleitoral para as eleições deste ano vai até 3 de agosto, essa data acaba sendo um marco temporal para quem deseja trabalhar nas próximas eleições.

QUEM PODE SE CANDIDATAR?
Qualquer brasileiro ou brasileira que esteja em situação cadastral regular junto à Justiça Eleitoral e seja maior de 18 anos pode ser mesário.

As exceções são candidatos, respectivos cônjuges e parentes até segundo grau de canditatos; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no poder Executivo e quem trabalha na Justiça Eleitoral.

BENEFÍCIOS AOS VOLUNTÁRIOS:
Os mesários recebem auxílio alimentação para cada dia trabalhado e são recompensados com o direito a dois dias de folga no emprego, que devem ser negociados diretamente com o empregador. Além disso, a atuação como mesário pode servir como critério de desempate em concursos públicos, caso esteja previsto no edital.

Os selecionados são capacitados por meio de uma plataforma de ensino à distância ou pelo aplicativo Mesário. No treinamento, eles são informados sobre fluxo de votação, procedimentos a serem adotados na seção eleitoral e soluções para eventuais problemas.

As eleições 2022 estão marcadas para 2 de outubro e um eventual segundo turno será em 30 de outubro.

Via Hoje em Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.