Compartilhe:

Em Barbacena, foram registrados de janeiro a junho deste ano, somente de três a oito suicídios consumados. Ocorreram na cidade 55 tentativas, segundo Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP-MG).

Com a pandemia do novo coronavírus, a saúde mental de muitas pessoas vem sendo afetada. Dados recentes da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), mostram que com o isolamento social, está acontecendo um aumento nos transtornos mentais como ansiedade, depressão e angústia.

Mas apesar do aumento destes transtornos, segundo os dados da Secretaria de Saúde, as taxas de suicídios no Estado, apresentam uma grande diminuição com relação ao ano de 2019, os números mostram uma redução de 42% nos primeiros oito meses do ano. No mês de agosto foi notificado unicamente uma morte, diferentemente dos outros anos que foi informado mais de cem mortes no mesmo mês.

Essa diminuição vem acontecendo devido a diversos fatores, como por exemplo a reaproximação dos núcleos familiares durante o isolamento social, com a maior proximidade dos familiares, pode acontecer dos membros observaram com maior facilidade quando alguém da família está passando por alguma dificuldade.

Também com iniciativas de cuidados psicológicos oferecidos por meios digitais e o fator do assunto ter deixado de ser um tabu na sociedade e com isso aqueles que passam por problemas, se sentem mais confortáveis de procurar um atendimento especializado e recebem um tratamento obtendo uma melhora em sua saúde mental.

Com a campanha Setembro Amarelo, que é destinada a abordar esse assunto focando principalmente na prevenção do suicídio, observamos que esta vem trazendo maiores conhecimentos sobre este assunto e está ajudando a todos a se conscientizarem e assim ajudando com a diminuição dos casos.

Informações Barbacena Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *