Compartilhe:

No dia 17 de dezembro de 2021, o Salão Nobre da Fundação Porphyria e José Máximo de Magalhães, em Barbacena, sediou a primeira assembleia do recém-criado INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DA REGIÃO HISTÓRICA DE GUARAPIRANGA, DA FREGUESIA DA BORDA DO CAMPO E DO POMBA – IHG GBP – entidade de direito privado, sem fins lucrativos e de caráter cultural que reúne pesquisadores com interesse nas áreas de história, geografia e ciências sociais.

O IHG GBP foi oficialmente constituído em 18/10/21, na cidade de Antônio Carlos e terá caráter regional com representantes de cidades como Barbacena, Antônio Carlos, Barroso, Dores de Campos, Santos Dumont, São João Del-Rei, Juiz de Fora, Ressaquinha e outras. São 20 membros efetivos e o Presidente de Honra é o Dr. Geraldo Barroso de Carvalho, médico e respeitado pesquisador de História da Medicina. A primeira diretoria tem o arquiteto e preservacionista Sérgio Cardoso Ayres como presidente, o advogado e historidor Alex Guedes dos Anjos como secretário e o pesquisador de história regional, Edson Brandão com tesoureiro da entidade.

Na sua primeira reunião ordinária, o IHG GBP fez uma homenagem ao médico e historiador Geraldo Barroso de Carvalho e foi feita uma saudação à memória do diplomata e Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Olintho Máximo de Magalhães (1867-1948), cuja fundação, criada em 1957, passará a atuar também em projetos sócio-culturais. O orador oficial da noite foi o professor e ocupante da cadeira 07, Carlos Vinícius Costa da Cruz Machado. Em seguida foram anunciados os nomes dos ocupantes das cadeiras do Instituto Histórico e seus respectivos patronos e patronas.

Informações: Barbacena Tem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.