Compartilhe:

Em meio às preocupações com o Coronavírus, tem início nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Neste ano, o Ministério da Saúde antecipou a campanha para abril e dividiu em três etapas:

  • A partir de 23 de março: idosos e profissionais de saúde;
  • A partir de 16 de abril: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos;
  • A partir de 9 de maio, o Dia D: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 anos ou mais, população indígena e pessoas com deficiência.

Em Barroso, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu uma estratégia específica com dois objetivos: imunizar a população contra a gripe e ao mesmo tempo prevenir contra o Coronavírus. Para isso, “o público acima de 60 anos será vacinado em casa, acamado ou não. Pedimos a essas pessoas que aguardem em suas casas a ida do profissional de saúde, que serão atendidas até a data determinada”, conforme publicação feita pela Prefeitura em sua fanpage no Facebook.

Já os profissionais de saúde serão vacinados em frente ao prédio da prefeitura. Vai funcionar como uma espécie de vacinação em “drive-thru”. Os profissionais farão um fila, dentro dos seus carros e ali mesmos serão vacinados. Eles precisam estar com os documentos, ou seja, RG e registro profissional do conselho.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o Coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Coronavírus, já que os sintomas são parecidos.

MORTES POR GRIPE NO BRASIL

Em 2020, até o dia 14 de março, foram registrados 165 casos e 13 mortes por Influenza A (H1N1), 139 casos e 14 óbitos por Influenza B e 16 casos e 2 óbitos por Influenza A (H3N2). O estado de São Paulo concentra o maior número de casos de H1N1, com 42 casos e 2 óbitos. Em seguida, estão a Bahia (40 casos e 3 óbitos) e o Paraná (20 casos e 5 óbitos). No ano passado, o país registrou 5.800 casos e 1.122 óbitos pelos três tipos de influenza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *