A cidade de Barroso, com cerca de 20 mil habitantes, é a 15ª cidade do Estado de Minas Gerais, com o maior número de casos prováveis de Dengue. Ao todo, são 853 municípios em Minas.
Os dados são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Minas Gerais (SEE-MG) divulgados na última segunda-feira (29/01). Toda semana, a Secretaria divulga um novo boletim sobre a situação da dengue no estado.
Segundo os novos dados, Barroso tem 760 casos prováveis de dengue. Com mais casos que Barroso, somente 15 cidades, entre elas, Belo Horizonte e municípios da região metropolitana.
Barroso tem mais casos, por exemplo, que Juiz de Fora, cidade quase 30 vezes maior que o município. Os juizforanos estão com 250 casos prováveis e o município tem cerca de 600 mil habitantes. Barbacena e São João del Rei também tem menos casos que Barroso.
Para tentar combater o mosquito, a Prefeitura Municipal criou um centro especializado e aumentou para atendimento aos pacientes com sintomas e declarou que aumentou a fiscalização nas residências e bairros com o maior número de foco. Porém, fez questão de frisar que para combater a dengue precisa da colaboração de todos os moradores.
VACINA
Apesar do alto número, Barroso está fora da lista das cidades que vão receber a vacina da dengue no próximo mês. Vinte e duas cidades de Minas Gerais estão entre os 521 municípios brasileiros selecionados pelo Ministério da Saúde para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS).
Veja a lista das cidades mineiras:
- Coronel Fabriciano
- Timóteo
- Pingo-d’Água
- Antônio Dias
- Marliéria
- Santa Maria de Itabira
- Jaguaraçu
- Dionísio
- Córrego Novo
- Belo Horizonte
- Ribeirão das Neves
- Sabará
- Santa Luzia
- Nova Lima
- Caeté
- Rio Acima
- Jaboticatubas
- Raposos
- Belo Vale
- Moeda
- Nova União
- Taquaraçu de Minas
As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2.