Compartilhe:

Neste dia 13 de maio de 2022, Dia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a reportagem do barrosoemdia volta no tempo e relembra o dia que a imagem de Fátima foi colocada na torre na Igreja. No próximo dia 27 de maio, sexta-feira, completa-se 42 anos que a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi colocada na torre da igreja que leva o mesmo nome no Bairro Bandeirantes.

E aquele foi um dia que ficou marcado na história de Barroso. Pelo menos é o que retrata a reportagem do Jornal Barroso na sua edição do mês de maio de 1980.

De acordo com a publicação, a virgem de Fátima foi colocada na torre com grande perícia, palavras usadas pelo periódico da época. Em outras palavras, foi colocada com muito cuidado e demorou cerca de 7 horas para o trabalho ser realizado naquele dia 27. E, ainda segundo a reportagem, só foi possível porque contou com o apoio de peritos da Companhia de Cimento Portland Barroso, a fábrica de cimento. A Engenheira responsável foi Maria Guiomar Cavalcante.

Pesando cerca de seis toneladas e com sete metros de altura, a imagem foi erguida com guindastes e aparelhagens apropriados. O Pároco local da época era o saudoso Cônego Luiz Giarola Carlos, o Padre Luiz, que inclusive foi sepultado oito anos depois dentro da própria igreja.

Antes da construção da igreja, uma imagem de Fátima, que hoje está dentro da matriz, percorria as casas e bairros. “Era de costume rezar a missa aos sábados às 18h nas casas do Bairro Bandeirantes. A imagem da torre foi construída com base nessa imagem”, diz Evandro Freitas, da Pastoral da Comunicação.

Quem viveu aquele momento relembra da fé dos barrosenses. Como relata a reportagem, o povo rezou o rosário durante a elevação da imagem que deixou muita gente emocionada. “Lembro como se fosse hoje, muita gente acompanhando e rezando”, diz Nivaldo Augusto, servidor público.

Outra curiosidade descrita na matéria é a altura da torre que tem mais de 20 metros. Na época, luzes ficavam acessas para que a imagem pudesse ser vista de quase todas as partes da cidade.

E o mais importante, se hoje podemos relembrar e se emocionar com as imagens é porque elas foram devidamente registradas pelo fotógrafo Carlinhos, como intitulou a reportagem se referindo ao profissional da fotografia. Veja as fotos!

VEJA TAMBÉM!

Fim de semana de Festa da Padroeira Nossa Senhora do Rosário de Fátima

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.