Compartilhe:

O Levantamento Rápido de Índices para Aeds Aegypti (LIRAa) é um trabalho de vistoria nas residências do município realizado pela vigilância epidemiológica que permite o mapeamento rápido dos índices de infestação do Aedes Aegypti.

De acordo com o LIRAa, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de infestação quando é igual ou superior a 4%.

No caso de Barroso o estudo foi realizado durante os dias 18, 19 e 20 de janeiro e classificou a cidade com índice de 2,3%, ou seja, o município está em médio a alto risco de infestação.

A Vigilância Epidemiológica informou que irá intensificar o Tratamento Focal, como a eliminação dos focos de dengue nas residências, nas localidades do município, mas reforça que todo o município está em médio para grande risco de infestação, ou seja, a situação é sensível.

Esta classificação serve de alerta, principalmente neste período chuvoso, por isso recomendamos que a população tome alguns cuidados para evitar que o número de focos cresça em nosso município.

• Cobrir ou vedar o armazenamento de água para consumo;
• Vistoriar e lavar com frequência os vasos e bebedouros de animais;
• Consertar calhas, lajes e toldos que possam acumular água;
• Vedar sanitários e ralos em desuso;
• Descartar o lixo em ambiente adequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *