O Hospital e Policlínica Maternidade Barbacena (IMAIP) inaugurou nesta última semana 15 leitos de suporte ventilatório e pulmonar para assistência aos pacientes com Covid-19. A instituição é uma das unidades de referência no Plano de Contingência Assistencial da Macrorregião Centro-Sul.
Como são leitos com suporte ventilatório pulmonar, eles podem ser utilizados para os casos que necessitarem apenas de suporte ventilatório, o que contribui para desafogar o sistema de saúde e aumentar a rotatividade das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do município.
O diretor técnico do hospital, Tarcísio Oliveira, explicou que os leitos são destinados a uma terapia intermediária que ajudam a evitar a ocupação de leitos de UTI.
“Os novos leitos serão para o paciente que necessita de um suporte maior de oxigênio-terapia, sem necessitar de intubação orotraqueal, portanto aliviando a ocupação no CTI, além de propiciar uma qualidade na recuperação e ser um suporte maior no enfrentamento da doença”, destacou.
O novo espaço foi viabilizado através de uma parceria entre o IMAIP, a Prefeitura de Barbacena, responsável pelo custeio dos leitos, e o Governo do Estado, que forneceu cinco ventiladores pulmonares bipap; dois ventiladores pulmonares de transporte e mais 15 monitores multiparâmetros.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que o investimento foi de quase R$ 590 mil e destacou a importância da cidade, como polo de microrregião com 15 municípios. A estrutura vai ajudar àquelas pessoas que necessitem de ventilação não invasiva.
G1
TAXA DE OCUPAÇÃO
O site oficial do município de Barbacena traz agora o número de internações em cada Hospital. A taxa de ocupação destes leitos é uma das exigências para a flexibilização das ondas no programa Minas Consciente. Veja o quadro.