O prefeito de São João del Rei, Nivaldo Andrade (PSL), publicou nesta quinta-feira (10) um decreto municipal que confirma o avanço da cidade para a Onda Verde do programa Minas Consciente.
Com isto, setores artísticos e culturais, cinemas, museus, casas noturnas, estúdios de piercings e tatuagens, entre outros serviços estão autorizados a reabrirem. Estes seguimentos estavam fechados desde março, por causa da pandemia de coronavírus.
A medida foi possível após o Governo de Minas classificar a microrregião de São João del Rei como apta a avançar para a última etapa do programa, depois de constatar melhora nos índices de enfrentamento à Covid-19. A macrorregião Centro Sul, em que a cidade está inserida, segue na Onda Amarela do programa.
O decreto já está em vigor. Conforme o texto do documento, os eventos estão autorizados, entretanto não podem ultrapassar o quantitativo de 30 pessoas no local, conforme as regras da deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19.
BARROSO
Não há informação se Barroso também avançou para a Onda Verde. Uma nova reunião definirá o avanço ou não da cidade para a referida Onda Verde. Atualmente Barroso está na Onda Amarela.
Onda Verde
Para avançar para a Onda Verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na Onda Amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período. Nesta etapa, são permitidas as seguintes atividades:
- Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo;
- Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos;
- Parques, zoológicos e jardins;
- Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê;
- Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca;
- Bares com entretenimento (shows e espetáculos);
- Serviços de colocação de piercings e tatuagens.