Compartilhe:

De acordo com o historiador barrosense Wellington Tibério, a data da lavratura da escritura de dote hipoteca do Sítio do Barroso, é datada de 05 de março de 1729. Ou seja, 5 de março de 2022, são 293 anos da fundação de Barroso.

E a data está no brasão do município. Além de conter a data da emancipação político-administrativa de Barroso (12 de dezembro de 1953), o brasão do município traz, também, a data da lavratura da escritura (5 de março de 1729). O trabalho de pesquisa para chegar à referida data é do historiador barrosense Tibério.

A mudança foi aprovada na Câmara Municipal de Barroso, por unanimidade. A Lei 2.774 de 04/09/2017, de autoria da vereadora Vera Rodrigues, a Verinha, que altera a Lei 1.017/1983, acrescentando data no Brasão do município, criado em 1971 pelo então Prefeito Baldonedo Napoleão.

Em sua justificativa, a Vereadora Verinha destacou a necessidade de garantir ao barrosense a importância da história local, fazendo referência ao povoamento de Barroso iniciado no século XVIII, a partir dos documentos de Hipoteca e dote da Fazenda denominada Barroso, do português Antônio da Costa Nogueira, em 1729.

“Com aproximação dos nossos 300 anos, é imperativo que conheçamos nosso passado, erguido sobre a fé cristã e valorizemos nossa rica história, realizada por famílias de homens e mulheres que fizeram e fazem Barroso, com barro, cal, cimento e amor”, diz o radialista Luciano Vinícius do Nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.