Começou nessa quinta-feira com a Novena, e vai até o dia 27 de julho, a tradicional Festa de Sant´Ana, a padroeira de Barroso. Dia 26 de julho, que este ano será no sábado, é feriado na cidade. Os movimentos de barraquinhas acontecerão na quinta, sexta, sábado e domingo dos dois finais de semana.
Além das tradicionais barraquinhas do Porquinho da índia, bingo, docinho, espetinho, pescaria e leilão, a Apae e o Asilo terão um trailer nas proximidades da Prefeitura de Barroso. Haverá comercialização de bebida alcoólica fora do circuito da festa. Um decreto da Diocese de São João del Rei ,de 2019, proíbe a comercialização de bebidas pelas barracas da igreja.
E mais, fazem parte da programa oficial da festa um tropeiro, que será comercializado, carreata pelas ruas e leilão de gado. Haverá shows nos dias de movimento das barraquinhas de Sant´Ana.