Compartilhe:

Assim como em cerca de 70% das cidades de Minas Gerais, o feriado de Imaculada Conceição também é celebrado nesse dia 8 de dezembro em Barroso. É feriado de acordo com a Lei Municipal 798, dia de Imaculada Conceição, segundo o que consta na Lei de 1977.

Também é feriado em Barroso no dia 26 de julho, quando se comemora a Padroeira da cidade: Sant´Ana. Além das duas datas, Barroso possui outros dois feriados religiosos: Sexta-feira da Semana Santa e Corpus Christi. Já o aniversário da cidade é dia 12 de dezembro, mas não é feriado por lei. Serão 68 anos de emancipação política-administrativa.

De acordo com as tradições locais, Barroso procura manter um número que não deveria ser superior a quatro feriados municipais por lei. Portanto, todo ano é a mesma pergunta: É feriado em Barroso neste dia 8 de Dezembro? A resposta é sim. Por lei municipal dia 8 de dezembro é feriado na cidade.

Também é feriado Barbacena, São João del Rei, Dores de Campos, Prados e Tiradentes, cidades vizinhas do Campo das Vertentes.

Veja a Lei:

O QUE FUNCIONA?

Porém, por estar próximo do natal, muitos comerciantes preferem abrir as portas e por isso, haverá mudança no funcionamento de alguns serviços na cidade. Confira o que abre e o que fecha no município.

Transporte e trânsito

O transporte coletivo (lotação) irá operar com quadro normal.

Bancos

Agências fechadas estão fechadas para o atendimento ao público neste dia 8 de dezembro.

Saúde

As Ubs não funcionam.

Limpeza Urbana

A coleta domiciliar de lixo será realizada normalmente na cidade.

Assistência Social

Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)
Não funcionam.

Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS)
Não funcionam.

Prédio dos Três Poderes

Prefeitura, Câmara Municipal e Judiciário não funcionam.

NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO

Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha (em latim, macula) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. A Igreja Católica também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.

Dados Wikpédia.

Imaculada Conceição de Peter Paul Rubens no Museu do Prado.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.