Em Reunião Ordinária na noite dessa quinta-feira (9), na Câmara Municipal de Barroso, o vereador Márcio Enfermeiro (Solidariedade), durante a Palavra Livre, falou da situação da água da Copasa em Barroso.
Diferente de outras falas ao longo dos anos, Márcio citou o Vigiagua, que o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano. O programa consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade, estabelecido na legislação.
Segundo ele, não é eficiente que as pessoas fiquem apenas na internet postando vídeos da qualidade da água, é preciso acionar a Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município. Assim, os funcionários irão até essas casas para fazer a coleta desta água que será enviado para um laboratório oficial do Estado.
Consequentemente, como explicou o vereador, essa coleta municipal é avaliada e comparada com a coleta do Estado. Portanto, quando o Ministério Público for acionado, ele pedirá essas análises ao Vigiagua. E dependendo do resultado pode fazer uma denúncia, através de um processo administrativo contra a Copasa.
“Infelizmente estes vídeos e fotos não tem valor judicial. É preciso acionar a Vigilância para a que a coleta seja usada como prova em um futuro processo”, diz Márcio que lembrou que o contrato com a empresa deve vencer em sete anos e é preciso analisar se valerá a pena essa renovação.
LUIZ MOREIRA
Como Presidente da Casa, Luiz Moreira (PP), também falou sobre questionar a empresa judicialmente e vai se reunir com a Assessoria Jurídica da Câmara para ver quais as possibilidades de levar a questão para o Ministério Público. “Vai cobrando, vai cobrando e não resolve, vira uma rotina chata. Temos que fazer algo mais concreto”, diz Luizinho.
VEJA O VÍDEO!