Compartilhe:

Não era um domingo qualquer, era o Domingo de 1º de outubro de 1967. O domingo que entrou para a história do atletismo barrosense. Naquela manhã, por volta das 9h, logo após a missa na matriz, no centro da cidade, apenas quinze atletas correram os cerca de 3km na primeira Corrida de Sant´Ana em Barroso. Começa ali, naquele 1º de outubro, a ser contada a história de uma das corridas mais tradicionais do atletismo regional.

E o primeiro vencedor foi o barrosense Vicente Antônio de Melo, o Vicente Cangaceiro, como é conhecido na cidade. Futebolista dos tempos de Clube Atlético Montanhês (CAM) e do tradicional futebol de salão do Clube Recreativo Barrosense (CRB), pelo time do Yama, Vicente entregou na redação do jornal na última semana informações da época, final da década de 60, e uma medalha, que foi conquistada por ele depois de disputar os 3km contra amigos da época como Joaquim Beiçola e Geraldinho Moreira. “Era um domingo, fazia um tempo normal e assim que acabou a missa, foi dada a largada na porta da igreja. Fomos até próximo ao CRB e voltamos, quase 3km de competição com cerca de 15 atletas”, conta Vicente que na época era militar do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, o Exército Brasileiro em São João del-Rei. “Eu estava no Exército e tinha um preparo muito bom. Daí foi só disparar pelas ruas e ganhar aquela primeira Corrida de Sant´Ana”, diz ele que tinha apenas 19 anos.

Ainda segundo as informações repassadas por Vicente, a corrida de 1967 foi organizada

Vicente levou a primeira Corrida de Sant´Ana
Vicente levou a primeira Corrida de Sant´Ana

pela gestão do então prefeito Geraldo Napoleão de Souza, através do seu filho José Geraldo de Souza. Não existiam troféus e premiações em dinheiro, apenas medalha para o campeão de uma única categoria. “Não tinha essas divisões. Era uma categoria só, em que ganhei a medalha”, conta orgulhoso Vicente que tem a medalha até hoje guardada em seus pertences na sua residência. “Tenho muito orgulho porque essa corrida resistiu ao tempo e existe até hoje”, conta.

CORRIDA 2018

A tradicional Corrida de Sant’Ana, que chega a sua 33ª edição em 2018, será realizada no dia 22 de julho, às 9h e já está com inscrições abertas. O terceiro e último lote promocional vai até o dia 18 de julho, pelo valor de R$ 25,00 + taxa do site e 1 kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue na retirada do kit e será doado a uma instituição filantrópica. As inscrições podem ser feitas unicamente pela internet, pelo site: www.corridao.com.br.

A competição, que em 2017 reuniu cerca de 170 atletas, terá limite de 300 inscritos em 2018. Todos os participantes que concluírem o percurso de 7 Km receberão medalha de participação. Também serão premiados com troféus os cinco primeiros colocados no geral, masculino e feminino e os três primeiros de cada faixa etária.

A edição de 2018 vem com novidades. Haverá Corrida Kids, em caráter comemorativo, para os futuros atletas, que também receberão medalhas de participação. Outra novidade é a mudança do local de largada, que será na Rua Daniel Pantaleão Ferreira, próximo à Igrejinha. A 33ª Corrida de Sant’Ana é promovida pela Prefeitura de Barroso, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com patrocínio do CAP – Comitê de Ação Participativa e apoio da LafargeHolcim e do Instituto Holcim.

E quem levou a edição de número 32 do evento esportivo foi o atleta Rinaldo da Silva, de Tiradentes. O atleta, da equipe Elite Academia, fez o tempo de 23m 53seg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *