Merenda de escola estadual em Barbacena é furtada pela segunda vez em menos de uma semana

Compartilhe:

A Escola Estadual Professor João Anastácio Polivalente, no Bairro Santo Antônio, em Barbacena, teve produtos da merenda furtados pela segunda vez em menos de uma semana. O caso mais recente foi descoberto na madrugada de segunda-feira (25).

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação informou que a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Barbacena tomou todas as providências necessárias para conter os constantes furtos que acontecem na escola. (Ver a nota na íntegra mais abaixo)

Furto e receptação

De acordo com as informações repassadas nesta terça (26) pela Polícia Militar, um jovem de 20 anos confessou o furto. Ele usou um buraco que existe entre o telhado e uma viga da estrutura principal do prédio para ter acesso ao local onde ficam os produtos da merenda. Ele levou uma caixa com 18 unidades de óleo de cozinha, pacotes de biscoitos e arroz e outros produtos.

Dezesseis embalagens de óleo foram localizados em um açougue no mesmo bairro. A proprietária do estabelecimento, de 57 anos, alegou ter somente guardado os produtos para um desconhecido.

No entanto, o rapaz alegou ter vendido cada embalagem pelo valor de R$ 2.

Diante das contradições apresentadas, o rapaz recebeu voz de prisão em flagrante por furto e a comerciante de 57 anos pelo crime de receptação. Os dois e os produtos localizados foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.

Nota na íntegra da Secretaria de Estado

“A Secretaria de Estado de Educação informa que a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Barbacena, que coordena a Escola Estadual Professor João Anastácio Polivalente, tomou todas as providências necessárias para conter os constantes furtos que acontecem na escola. As Polícias Militar e Civil estão acompanhando os casos e o engenheiro da SRE visitou a escola para verificar as condições de segurança e possíveis problemas que facilitem a entrada de assaltantes.

No entanto, a principal orientação dada à direção da Escola pela SRE foi no sentido de realizar ações de sensibilização e mobilização junto à comunidade do entorno e criar o seu plano do Programa de Convivência Democrática. Por meio deste Plano, a escola elabora estratégias de convivência dentro e fora da unidade, criando ações como abertura da escola nos fins de semana, palestras sobre preservação do patrimônio público, direitos humanos, dentre várias outras, que permitem à comunidade se conscientizar que a escola é pública e pertence a todos os cidadãos.

A SRE está fazendo um levantamento dos itens furtados para a sua imediata reposição. Além disso, irá destinar câmeras de segurança para a unidade, doadas pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública de MG.

A Escola Estadual Professor João Anastácio Polivalente atende cerca de 1.200 estudantes, nos turnos da manhã, tarde e noite, nos Ensino Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos”.

Informações G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *