Conheça o trabalho dos Cavaleiros da Cultura. Eles estão passando pela região!

Compartilhe:

Um milhão de livros doados ao longo de dez mil quilômetros percorridos. Os números, estratosféricos, que serão atingidos até o final deste ano, fazem parte da filosofia de vida de um grupo de homens e mulheres, que, a cavalo, já percorreram 150 cidades mineiras. Na bagagem, o sonho de transformar as vidas de crianças encontradas pelo caminho por meio da leitura. Conhecidos como Cavaleiros da Cultura, há dez anos, cumprem essa nobre missão, cuja edição 2018 teve início nesta sexta-feira (29/06). Desta vez, a tropa irá percorrer os 260 quilômetros, que separam o município de Santa Cruz de Minas, na região do Campo das Vertentes, até Rio Novo, na Zona da Mata, berço da iniciativa.

Tiradentes, Dores de Campos, Alfredo Vasconcelos, Senhora das Dores, Desterro do Melo, Mercês e Rio Pomba são alguns dos lugares por onde a caravana, composta por cinco cavaleiros, irá passar, visitando escolas da rede municipal para a distribuição de mais 15 mil livros. “O objetivo principal do nosso trabalho é levar uma perspectiva de um futuro melhor às crianças. Conhecimento ninguém tira. E nós atuamos para proporcionar isso”, destaca Carlos Oscar Niemeyer, presidente da Associação Cavaleiros da Cultura e idealizador do projeto.

Segundo Carlos Oscar, esse sonho nasceu do contato que ele tinha com o avô, o arquiteto Oscar Niemeyer, tido como uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna brasileira. Ele pontua que, além das cavalgadas culturais, o grupo tem uma casa de leitura, em Rio Novo, que desenvolve trabalhos, como oficinas de leitura, para crianças e adultos durante o ano inteiro. “Vamos lançar para o segundo semestre deste ano uma oficina de escritores para trabalhar com crianças e lançar, no final do ano, uma publicação com seus escritos”, adianta o idealizador.

Dores de Campos

Os Cavaleiros da Cultura chegaram no Parque de Exposição de Dores de Campos nesse domingo (01/07) e na segunda-feira (02/07) terão um encontro com os alunos da Escola Municipal Randolfo Teixeira onde os livros serão distribuídos gratuitamente. “É um trabalho muito bonito e importante que os Cavaleiros da Cultura fazem. Além de apoiar esta iniciativa, a nossa administração abriu as portas de Dores de Campos para que eles possam entregar os livros para os nossos estudantes”, destacou o prefeito Marcílio Cotta (MDB).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *