Compartilhe:

O vereador Baldonedo Napoleão (Solidariedade) tem chamado a atenção para a dívida que o município de Barroso tem com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG). O vereador alerta que o valor da dívida já pode ter sido quitado, ao mesmo passo que a Prefeitura paga desde o início dos anos 2000 e tem previsão de continuar pagando até 2031.

Os dados indicam que o vereador pode estar correto em seu questionamento. Nas últimas audiências públicas, o Governo Municipal vem sempre demonstrando uma dívida em torno de R$ 3 milhões. No entanto, o Portal da Transparência da Prefeitura mostra que, só de 2013 até abril de 2020, nos últimos sete anos, o município já pagou quase 2,2 milhões, sem contar os outros 13 anos que a prefeitura vem pagando o IPSEMG.

Depois de muitas cobranças do vereador em plenário, a Prefeitura entrou com Ação na justiça questionando a dívida. O processo está em uma Comarca de Belo Horizonte em 1ª instância. Em contato com a Assessoria de Imprensa do Executivo, o processo não teve nenhum andamento e continua parado em BH.

ORIGEM DA DÍVIDA

A dívida corresponde ao período em que o IPSEMG era o regime de previdência dos servidores municipais da prefeitura até 2000. O débito foi gerado a partir da ausência de repasses da prefeitura para o órgão estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *