Compartilhe:

O novo comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro do ar Carlos Baptista Junior, iniciou a carreira como militar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) em Barbacena. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu na segunda-feira (12) na Base Aérea de Brasília (DF).

Na ocasião, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), presidiu o evento em que o tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, no cargo desde janeiro de 2019 e pediu demissão, transmitiu o comando da Aeronáutica para o tenente-brigadeiro do ar Carlos Baptista Junior.

Nesta quarta-feira (14) a Epcar declarou que a cerimônia representou um sentimento especial para a instituição: “Isso porque o novo comandante iniciou sua carreira, há 46 anos, na Nascente do Poder Aéreo, como carinhosamente é conhecida a Escola sediada em Barbacena”.

O tenente-brigadeiro do ar Carlos Baptista Junior é natural de Fortaleza (CE) e ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 3 de março de 1975 e foi promovido ao posto de tenente-brigadeiro em 31 de março 2018.

O comandante da Epcar, brigadeiro do ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, esteve presente na solenidade em Brasília e reafirmou que a indicação de um aluno veterano da instituição ao cargo máximo da Força Aérea é a certeza de que a Escola continua, há mais de 70 anos, cumprindo a missão institucional com muito sucesso.

Quem é o novo comandante?

O tenente-brigadeiro Baptista Junior, natural do Rio de Janeiro, era o comandante-geral de Apoio da Aeronáutica. Antes, foi chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa.

Baptista Junior é filho do ex-comandante da FAB Carlos de Almeida Baptista, que chefiou a Força de 1999 a 2003, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Segundo a FAB, Baptista Junior ingressou na Aeronáutica em 1975 e foi promovido a tenente-brigadeiro em 2018. Possui cerca de 4 mil horas de voo, sendo 2.200 horas em aeronaves de caça.

O brigadeiro também comandou a Base Aérea de Fortaleza; foi adjunto do adido de Defesa e Aeronáutica nos Estados Unidos; comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro; diretor da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico e vice-chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

Informações G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *