Vereador pede apuração de omissão de socorro a uma criança no PSF do Josefina Coelho

Compartilhe:

O vereador Anderson de Paula (PP), trouxe à tona, falou em plenário, na reunião ordinária do último dia 4 de outubro, que estava assustado com um possível caso de omissão de socorro no Posto de Saúde do Bairro Josefina Coelho.

Segundo Anderson, o Presidente da Casa, Giovani Graçano (PPS), postou um comentário no Facebook (Fanpage do Continue Reclamando Aqui – Problemas de Barroso), dizendo que a Secretária de Saúde do Município já tinha ciência do caso e que o responsável pelo descaso já tinha sido advertido, ou seja, o fato realmente teria acontecido.

“Como Presidente da Comissão de Saúde fico muito assustado com essa situação e este episódio. Que providências mais sérias possam ser tomadas”, diz Anderson.

O comentário de Giovani, afirmando que o Executivo já sabe do problema, é referente a publicação de uma cidadã que declarou no grupo que os médicos recusaram atendimento a uma criança de três anos de idade. Veja o post na íntegra:

Hoje logo cedo fui ao PSF DO JOSEFINA COELHO e fiquei INDIGNADA com a cena q presenciei. Estavam atendendo la os médicos de costume e mais de “8” medicos estagiários quase tdos sentados por n haver salas o suficiente para atendimento. Chegou uma mãe com uma garotinha de aproximadamente uns 3 aninhos com FEBRE E CHORANDO MTO. E simplismente n quiseram atende-la por n ter ficha marcada,e disseram q era pra mãe da um remedinho p abaixar a febre. PRA Q TANTOS MEDICOS NO LOCAL SEM FAZER NADA E NINGUEM ATENDEU A CRIANÇA???? RAIVA DESSE DESCASO COM O SER HUMANO.

De acordo com a Secretária de Saúde, Sandra Dutra, ela recebeu a denúncia e, ao procurar esclarecimentos, foi informada pela Enfermeira Chefe que a atendente que estava no balcão no momento não encaminhou a paciente para atendimento. Dessa forma, a profissional sofreu advertência e o caso foi encaminhado à Procuradoria Jurídica do município para as providências cabíveis. Quanto à paciente, já foi feita uma retratação por parte da Saúde. Destacamos que Unidade de Saúde está de portas abertas para receber a todos. O erro foi de uma única profissional, não se aplica a toda a equipe.

Ainda nos comentários do post, a população interagiu com indignação ao episódio que teria acontecido no Josefina Coelho no dia 13 de setembro deste ano.

Segundo a publicação, pessoas próximas informaram que a criança teria sido levada pelos país para Barbacena, onde teria sido atendida.

OMISSÃO DE SOCORRO É CRIME

Omissão de Socorro é um dos crimes previstos no Código Penal brasileiro, em seu art. 135. É o exemplo clássico do crime omissivo. Deixar de prestar socorro a quem não tenha condições de socorrer a si próprio ou comunicar o evento a autoridade pública que o possa fazê-lo, quando possível, é crime.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *