Compartilhe:

A Prefeitura de Lima Duarte aderiu neste sábado (8) ao programa “Minas Consciente” que prevê a retomada gradual das atividades comerciais e industriais que foram suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus. Com a adesão, o município está autorizado a entrar na onda amarela, que autoriza alguns serviços não essenciais, como lojas de vestuário, salões de beleza, clínicas de estética, papelarias, autoescolas, lojas de departamento e outros.

Após integrar o programa, a Prefeitura autorizou a reabertura de hotéis e pousadas no município e nos distritos, incluindo no distrito de Conceição de Ibitipoca, que estavam fechados desde março e com proibição de entrada de turistas.

O setor hoteleiro é considerado dentro do “Minas Consciente” como serviço essencial e está na onda vermelha. Veja abaixo o que muda na cidade.

Comércio

Os estabelecimentos comerciais autorizados na onda amarela e onda vermelha podem funcionar de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, e sábados, domingos e feriados, de 7h às 12h.

As empresas devem oferecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados e seguir medidas de distanciamento social, reduzir o fluxo de clientes e seguir protocolos de higienização, além do uso obrigatório de máscaras.

Já os serviços de estética podem funcionar de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, e aos sábados, de 7h às 12h. O atendimento deverá ser com horário marcado e intervalo mínimo de 30 minutos entre os clientes para higienização do local.

Bares e restaurantes

Os bares, lanchonetes e restaurantes podem funcionar com consumo no local de segunda-feira a sábado. No domingo, é permitido apenas delivery ou retirada no balcão.

Os estabelecimentos também não poderão funcionar com self-service ou oferecer entretenimento. Deve ser respeitada a redução de 50% no número de mesas ofertadas, com distanciamento mínimo de dois metros entre elas.

Já os restaurantes às margens da rodovia BR-267, estão autorizados a funcionarem de 6h às 22h, seguindo as regras acima.

Hotéis e pousadas

As atividades hoteleiras estão autorizadas de segunda-feira a domingo. As pousadas, hotéis e hospedarias só poderão ofertar 50% da capacidade total de quartos. Além dos protocolos de higiene e distanciamento social, que podem ser consultados no site da Prefeitura, o decreto recomenda que os proprietários destes estabelecimentos realizem uma triagem dos hóspedes.

Segundo o Executivo, é recomendado que as entidades representativas do setor hoteleiro dividam os locais por meio de grupos com base no perfil e características dos turistas. Veja abaixo:

  • Grupo 1 – Hóspedes pertencentes aos grupos de risco;
  • Grupo 2 – Demais hóspedes;
  • Grupo 3 – Hóspedes que sejam profissionais de saúde e pessoas em contato com indivíduos com diagnóstico confirmado de Covid-19;
  • Grupo 4 – Hóspedes com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19.

O decreto informou que, caso não seja possível dividir os espaços do hotéis e pousadas nesses grupos, o estabelecimento deve realizar uma organização interna e realizar uma divisão de quartos, andares ou alas, para isolar o fluxo de turistas com possível suspeita da doença.

Caso um turista seja diagnosticado com suspeita ou com confirmação do coronavírus durante a hospedagem, o Município precisa ser notificado a recomendação é que o paciente não saia do quarto até o cumprimento do período de 10 dias de isolamento.

Informações G1 Zona da Mata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *