Sintomas da doença
A hepatite infantil normalmente apresenta como sintomas diarreia, febre, vômito e dor abdominal. Ela ainda pode aparecer associada ou não à prostração, dores no corpo e mal-estar. Um quadro avançado da doença geralmente apresenta icterícia, que se mostra pela coloração amarelada dos olhos, da pele e das mucosas.
A icterícia é considerada um sinal de alerta importante para que os pais e cuidadores busquem atendimento médico para a criança. O pediatra e professsor Henrique Binato lembra que os sintomas são semelhantes aos das outras hepatites virais já conhecidas pela comunidade médica.
Como prevenir a hepatite infantil
Com tantas incertezas a respeito da causa da hepatite infantil, a prevenção se dá a partir de medidas gerais de higiene e prevenção. São orientadas a lavagem das mãos, cobrir a boca ao tossir ou espirrar e manter os ambientes bem ventilados. “Os pais também devem ficar atentos para o surgimento da icterícia que, embora já seja uma manifestação da doença, deve ser avaliada imediatamente com vistas a tentar conter o dano ao fígado”, diz Binato.
Juiz de Fora registrou dois casos suspeitos da hepatite infantil de causa desconhecida na última semana: um menino de 9 anos e outro de 8. Além dos casos na cidade, a capital Belo Horizonte tem outras duas notificações registradas, totalizando quatro casos suspeitos em Minas Gerais.
Via Jornal Tribuna de Minas