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A empresa Serrana Veículos – concessionária Ford, com 38 anos de mercado aqui em Barbacena, encerrará suas atividades no próximo dia 11 de junho. Parte dos funcionários da empresa já está em aviso prévio.

Uma das razões do encerramento das atividades é a nova estruturação mundial da Ford – que também passa por um período de crise financeira.

De acordo com as novas determinações da montadora, em mercados que se comercializam menos de 300 veículos zero (emplacados na região), não é viável e lucrativo manter operações diretas.

O portal de notícias  Folha de Barbacena ouviu especialistas do setor de veículos e apurou que, somadas todas as marcas que comercializam carros zero na região do Campo das Vertentes, atualmente, os emplacamentos por mês é de cerca de 150, apenas – metade da meta da Ford.

A Serrana Veículos – concessionária Ford está no mesmo endereço desde a sua fundação – à avenida Governador Bias Fortes – e já ofereceu mais de 60 empregos diretos. Com o fechamento da empresa, cerca de 20 pessoas ficarão desempregadas.

Fernando Braga, de 38 anos, possui um Ford Ecosport e está preocupado com o fechamento da empresa. “Aonde vamos levar nossos veículos para fazer revisão e serviços mecânicos autorizados? Fico triste com esta notícia. Sempre fui bem atendido na Serrana. Meu pai e eu compramos vários veículos lá”, afirmou.

Mercado Mundial

Globalmente, a Ford passa por um processo de reestruturação e encolhimento de fábricas, com o fim da produção de vários modelos. No Brasil, a montadora Ford fechou suas portas em São Bernardo do Campo (SP) e transferiu suas atividades para Camaçari (BA), devido ao custo beneficio. Um veículo de R$ 60 mil produzido no Nordeste sai com uma vantagem de R$ 14 mil, comparado com o produzido em São Bernardo do Campo. Além da mão de obra custar quase a metade, também tem o IPTU e outros impostos locais que custam apenas 20% do que é cobrado em São Paulo.

Minas Gerais

Após o encerramento das atividades da montadora Ford, em São Bernardo do Campo, a fábrica da Fiat de Betim pode ser a próxima a fechar as portas. Em Minas Gerais, a situação não é diferente. Devido ao valor dos impostos e a falta de incentivos estaduais, a fábrica da Fiat poderá ser transferida para Pernambuco (PE). Com o início da produção pernambucana, em 2015, a montadora que fica em Betim perdeu a produção de 2 mil veículos por dia, o que representa 60% do que produzia em seus melhores dias.

Informações Folha de Barbacena

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