Compartilhe:

Com a aproximação de mais um feriado prolongado nesta semana, a ameaça da disseminação da variante indiana no país e com a cepa de Manaus predominando em Minas Gerais, especialistas temem novo boom de casos de Covid-19 no Estado nas próximas semanas e cobram ações mais efetivas do governo federal e estadual para tentar conter a escalada.

Cerca de duas semanas após feriados prolongados, a curva de casos de Covid-19 em Minas Gerais tem aumentado sucessivamente. Por ora, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) não anunciou qualquer medida para tentar reverter o cenário com a aproximação do feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (3).

Ela declarou, por meio de nota, que “os protocolos de prevenção no Estado devem ser seguidos para evitar a propagação do vírus da Covid-19 e suas variantes” e que as orientações estaduais podem ser alteradas semanalmente no contexto do Minas Consciente.

AGLOMERAÇÃO EM TIRADENTES

Um dos destinos mais procurados em Minas Gerais nos feriados, Tiradentes, a cerca de 30km de Barroso, é uma das preocupações das autoridades. Segundo barrosenses, no último final de semana, comum, sem feriado prolongado, a cidade estava cheia, com bares e restaurantes lotados. “É como se não tivesse nenhuma pandemia”, conta uma fonte a reportagem.

ISOLAMENTO

Ao mesmo tempo, o isolamento social no Estado nas últimas semanas de maio deste ano é cerca de três vezes menor do que no mesmo período em 2020. De acordo com o Índice de Permanência Domiciliar, medido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no final de semana entre os dias 23 e 24 de maio de 2020, o isolamento chegava a 54 pontos na escala de 100 considerada pela fundação, mas, entre 22 e 23 de maio, foi de, no máximo, 16.

PACIENTE

O primeiro paciente diagnosticado em Minas Gerais com a variante indiana do coronavírus teve alta neste domingo (30), em Juiz de Fora. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação da Santa Casa de Misericórdia da cidade, onde ele estava internado desde 22 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *