As fortes chuvas dessa terça-feira (3) causaram inúmeros estragos em várias cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes. O G1 e o MG1 reuniram informações sobre Santos Dumont, Além Paraíba, Ewbank da Câmara, Piau, Rio Pomba e Guarani. Veja abaixo.
Santos Dumont

Foram registrados alagamentos em alguns pontos da cidade, durante a noite de terça. A Prefeitura de Santos Dumont divulgou, por meio de redes sociais, que o prefeito Carlos Alberto de Azevedo (PPS) visitou, juntamente com a Defesa Civil, algumas das casas atingidas pelas chuvas.
Algumas das famílias estão alojadas no Colégio Municipal São José. Ainda no post, a Prefeitura informa que pessoas atingidas podem pedir apoio à Defesa Civil, pelo telefone (32) 3251-0033.
O G1 tentou contato com a Prefeitura de Santos Dumont para mais informações sobre as ocorrências e áreas mais afetadas. No entanto, até a publicação desta matéria, não houve retorno.
Rio Pomba

De acordo com a Defesa Civil, até a última atualização 60 pessoas estavam desalojadas na cidade, sendo que 30 ficaram ilhadas e foram resgatas pelo Corpo de Bombeiros. Além disso, cinco imóveis foram interditados.
Não há vítimas fatais e nem com lesões decorrentes da enchente.
Além Paraíba
Em Além Paraíba, foram registrados três deslizamentos de terra por conta das chuvas. Nenhuma interdição ou obstrução do trânsito foi necessária. Também não há registro de famílias desabrigadas ou desalojadas.
Segundo a Defesa Civil do município, a prioridade, no momento, é a vasão do Rio Paraíba do Sul, que se encontra em 1.745 m³/s, até a publicação desta matéria.
A Defesa Civil afirma ainda que a tendência é de elevação das águas do rio, além de recomendar aos moradores que fiquem atentos à informações oficiais divulgadas nas páginas da Prefeitura de Além Paraíba e da Defesa Civil nas redes sociais.
Ewbank da Câmara
A Avenida Santo Antônio, em Ewbank da Câmara, ficou totalmente alagada após as chuvas de terça-feira (3).
A água atingiu lojas e residências. Em alguns pontos, moradores precisaram utilizar um barco nas águas da chuva, para socorrer vizinhos.
Piau
Segundo apuração do MG1, a Prefeitura de Piau informou que a vasão na Barragem de Piau atingiu 108 m³/s, na manhã desta quarta-feira (4). Há riscos de inundação em várias regiões do município.
A Prefeitura e a Polícia Militar (PM) estão visitando bairros e alertando os moradores sobre o perigo.
Guarani

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma ponte que liga o município de Guarani a Juiz de Fora e Rio Novo está interditada. O local ficou alagado após fortes chuvas. Os motoristas devem passar pela Centro da cidade.