Compartilhe:

Está sendo realizado desde terça-feira (2), o Censo 2022 do IBGE. Em Barroso, a expectativa é que os 19 recenseadores selecionados pelo Instituto passem em aproximadamente cinco mil residências, contando os mais de 20 mil habitantes do município.

Segundo dados levantados no último Censo oficial em 2010, a população barrosense era de 19.599 pessoas, sendo cerca de 238 habitantes por quilômetro quadrado. Somando a este fato, Barroso tem como coeficiente 1,2 do Fundo de Participação dos Municípios.

O FPM é uma transferência constitucional da União para os estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Para que a cidade aumente o coeficiente, e por consequência receba mais recursos, Barroso precisa registrar mais de 24 mil habitantes neste novo Censo Demográfico. Assim, Barroso atingiria a o coeficiente de 1,4 na tabela do FPM e receberia um valor a mais no repasse.

Dados extraoficiais apontam que Barroso tem entre 24 a 25 mil habitantes, de acordo com levantamentos feitos através da Secretaria de Saúde nos últimos anos.

Por isso, é de extrema importância atender aos recenseadores do IBGE, ajudando a contribuir para um levantamento correto a respeito da população barrosense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.