Compartilhe:

A informação do início da vacinação dos idosos é da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), que confirmou que das mais de 315.600 doses do quarto lote da vacina CoronaVac, imunizante chinês contra a Covid-19 produzido pela farmacêutica SinoVac, em parceria com o Instituto Butantan, cerca de 100 mil começam a ser destinadas à vacinação de idosos mineiros com mais de 90 anos.

A estimativa, segundo o Estado, é que Barroso vacine, inicialmente, cerca de 100 idosos acima de 90 anos de idade. As vacinas devem chegar em Barroso nesta quarta-feira (10) e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, já está organizando como se dará essa vacinação.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o IBGE, Barroso tem cerca de 2 mil idosos (pessoas acima de 60 anos) que devem ser vacinados nas próximas semanas ou meses. Os números são de 2010, último levantamento do IBGE.

Segundo a Secretaria, neste momento estão sendo vacinados os profissionais da área da saúde, grupos prioritários como idosos institucionalizados, funcionários da linha de frente e residentes da Casa Lar. Ao todo, segundo o executivo, 648 pessoas já receberam a vacina na cidade. O total corresponde a cerca de 5% da população que será vacinada até agora.

PNI

De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS), os riscos de agravamento e óbito por Covid-19 e de vulnerabilidade social foram considerados para a definição dos grupos prioritários.

Segundo a Nota Técnica publicada pelo ministério, foram avaliados a transmissão comunitária e o risco de morte por covid-19 relacionado a faixas etárias mais avançadas, que chega a ser 8,5 vezes maior para hospitalização e 18,3 vezes maior para óbito entre idosos com mais de 90 anos ou mais.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *