Após 50 anos longe dos filhos, Maria da Conceição Marques dos Santos, de 79 anos, pôde, enfim, reencontrar a família.
De acordo com matéria publicada, nessa terça-feira (15), pelo jornal Tribuna de Petrópolis, e assinada pela jornalista Janaína do Carmo, Maria da Conceição foi tirada do convívio da família pelo marido, e internada no Hospital Colônia de Barbacena, no entanto, ninguém sabe precisar quando isso aconteceu de fato, uma vez que os filhos de Maria eram muito pequenos na época. Além disso, não se sabe informar quanto tempo Maria da Conceição permaneceu internada em Barbacena.
Maria teria fugido de Barbacena e chegado em Petrópolis (RJ), onde acabou sendo recebida e cuidada no Núcleo de Integração Social (NIS), de lá, ela teria ainda passado por outras unidades psiquiátricas da cidade e região serrana do Rio de Janeiro.
Segundo a reportagem do Tribuna de Petrópolis, Maria da Conceição tem poucas lembranças do tempo em que viveu hospitalizada e lembra-se apenas da fase em que os filhos eram ainda crianças. “Minha casa era de pau a pique e as crianças são pequenas, preciso cuidar delas. Tenho saudade deles.”, disse a idosa ao veículo de comunicação.
Após uma postagem nas redes sociais, sobre a história de dona Maria da Conceição, um dos filhos suspeitou que aquela mulher pudesse ser sua mãe e, após as devidas averiguações, a suspeita foi confirmada e a família pôde enfim se reencontrar.
Dona Maria da Conceição teve dez filhos, seis deles estavam vivos quando ela foi tirada de casa, mas um deles morreu recentemente. Agora a família procura por uma das irmãs, que foi levada ainda bebê e que, segundo informações, mora em São Paulo, em um convento na cidade de Americana.
Informações Folha de Barbacena