Compartilhe:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na semana passada o levantamento para a população estimada do Brasil, seus estados e municípios para 2020. A população estimada para o país é de 211.755.692 pessoas. Minas Gerais é o segundo estado mais povoado, com mais de 21.200 habitantes. Em 2020, o IBGE realizaria o Censo Demográfico da década – o último foi em 2010, mas com a pandemia da Covid-19, a ação foi adiada para o próximo ano.

Segundo as projeções do IBGE, em uma década, Barroso cresceu apenas na média de 1.238 pessoas. Eram 19.599, em 2010, e a estimativa para 2020 são 20.837 habitantes. Segundo os dados do último censo oficial, a cidade tinha cerca de 238 habitantes por quilômetro quadrado.

Com este pequeno crescimento, Barroso continuará no mesmo coeficiente; 1,2 na fatia de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM. Se a população ultrapassasse os 24 mil habitantes, o coeficiente subiria para 1,4 e aumentaria consideravelmente a parte de Barroso no FPM e receberia mais recursos para a cidade.

“Seria um aumento significativo de recursos para o nosso município. Justamente por isso que vamos entrar com um requerimento ao poder público”, disse o vereador Eduardo Pinto (Cidadania) na última reunião ordinária da Câmara Municipal de Barroso.

O grupo de oposição entrou com requerimento na reunião solicitando que o poder público municipal; executivo e legislativo, contestem os dados do IBGE. Dados extraoficiais apontam que Barroso tem entre 24 a 25 mil habitantes, de acordo com levantamentos feitos através da Secretaria de Saúde nos últimos anos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *