A Câmara Municipal de Barbacena protocolou em 2 de dezembro, o projeto de Emenda Constitucional que altera a Lei Orgânica do Município e aumenta o número de 15 para 19 cadeiras no Legislativo barbacenense. A justificativa dos vereadores é de que o projeto é constitucional e aumentaria a representatividade dos moradores.
A Constituição Federal prevê que municípios entre 120 mil e 160 mil habitantes, como é o caso de Barbacena, possam ter até 19 vereadores. “Alguns bairros não tem representantes e essa seria uma forma deles terem mais voz, de conseguirem o que querem”, explica um vereador que assina o projeto.
Desde o dia 2, o projeto passou pela Comissão de Assuntos da Lei Orgânica e chegou ao plenário para votação na sexta-feira (17). Em primeira votação foi aprovado por dez votos a favor e cinco contra. De acordo com o site oficial da Câmara Municipal, o projeto foi assinado pelos vereadores José Newton, Carlinhos Playboy, Glauber Milagres Gava, Professor Nilton Cézar de Almeida, Roberto da Farmácia, Flávio Maluf, Odair Ferreira, Sandro Heleno, Zé Malão e Paulinho do Gás. Não assinaram o projeto os vereadores Zezinho Andrada, Donizete Medeiros, Ewerton Horta, Filipe Santos e Thiago Martins.
Como não foi transmitido o momento da votação, quando o presidente Ewerton Horta, na sessão do dia 17, pede aos vereadores que concordam com o aumento do número de cadeiras na Câmara para que fiquem de pé, e não é mostrada esta parte no vídeo, não temos a confirmação que seriam os mesmos 10 edis que assinaram a criação do projeto que haveriam votado favorável.
Nas redes sociais de Barbacena, o assunto virou polêmica e a população quer saber de seus representantes quais são aqueles que desejam ampliar o número de vereadores.