Compartilhe:

A Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) está instalando um sistema de monitoramento eletrônico em todos os campi. O processo já foi concluído em São João del Rei e Sete Lagoas. Já no Alto Paraopeba e Centro-Oeste Dona Lindu, está em início de tramitação. Quando estiver em pleno funcionamento, cerca de 13 mil alunos e 1.300 servidores, entre docentes e técnicos, em todos os campi, devem ser beneficiados.

A instituição realizou uma licitação, na modalidade pregão, para selecionar a proposta mais vantajosa. O valor mensal pago à empresa para o serviço nos três campi de São João del Rei é de R$ 24.708,33 e em Sete Lagoas, R$ 7.050.

A contratação foi de serviço continuado sem dedicação exclusiva de mão de obra, mediante comodato, com a locação de todos os equipamentos e materiais necessários para o funcionamento do sistema. E as manutenções preventivas e corretivas necessárias.

O contrato tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado, desde que os serviços estejam sendo prestados dentro dos padrões de qualidade exigidos e os preços e as condições sejam vantajosas para a Administração.

Normas para segurança

De acordo com a instituição, em 10 de dezembro de 2018, o Conselho Universitário da UFSJ aprovou a Resolução nº 43, que regulamenta a operação, o tratamento e o uso de imagens, dados e informações produzidos no circuito fechado de TV – CFTV – por videomonitoramento.

A resolução pressupõe que terceiros podem ter acesso às gravações de imagens, mediante ao preenchimento de formulário disponível na página do Setor de Segurança Institucional. Para ter acesso às imagens gravadas é obrigatório o preenchimento do Termo de Sigilo e Confidencialidade para resguardar e proteger as informações, documentos, materiais sigilosos e privacidade de quem foi gravado pelas câmeras.

As câmeras utilizam a tecnologia IP, que é responsável por trafegar os dados capturados pelo equipamento em rede e são interligadas diretamente na rede lógica da universidade. As câmeras foram instaladas em locais estratégicos, de maior circulação de pessoas e que também são de extrema importância para acesso aos prédio dos campi, além dos estacionamentos.

As imagens serão visualizadas e gravadas por meio de servidor próprio e em tempo real. Por isso, poderão ser acessadas por outros computadores autorizados que estejam conectados à rede. Além disso, poderão ser recuperadas, visualizadas e convertidas em formato digital.

De acordo com a instituição, as câmeras atuarão no controle de acesso de pessoas e veículos, permitindo visualizar, monitorar e gravar imagens de diversos ambientes simultaneamente. Com funcionamento 24h, a expectativa é de que o sistema ajude a inibir depredações, violações, furtos, roubos e ações que resultem em danos aos bens da UFSJ. Também permite provas sobre ações tomadas nas áreas comuns dos campi, como roubos e furtos por exemplo.

Em São João del Rei, o sistema é composto por 79 câmeras de segurança: 23 no Campus Santo Antônio, 28 no Campus Dom Bosco e 28 no Campus Tancredo Neves. O Centro Cultural receberá um sistema de alarmes. A empresa responsável receberá alertas sobre qualquer situação fora da normalidade.

O Setor de Segurança Institucional ressalta que é necessária a colaboração e comprometimento de toda a comunidade acadêmica para estabelecimento de uma cultura de segurança. Os vigilantes da universidade devem ser contatados diante de qualquer atitude suspeita nos campi.

Informações G1

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *