Compartilhe:

O Coordenador da Atenção Básica da Prefeitura de Barroso, Jefferson de Paula, que também responde pelo Serviço de Atenção Domiciliar, confirmou a reportagem do Barroso EM DIA mais três casos suspeitos de coronavírus na cidade.

Dessa forma, Barroso contabiliza, através da Secretaria Municipal de Saúde, seis casos. Quatro foram divulgados no último dia 18 de março, porém, dos quatro iniciais um foi descartado e não precisou realizar o teste.

Já no Boletim Informativo da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES-MG), Barroso tem três casos suspeitos. De acordo com Jefferson a diferença existe porque a todo um procedimento para repassar os dados para o Estado, ou seja, a SES vai receber os números depois da divulgação municipal. “É importante ressaltar que todos os dias recebemos novas instruções e temos que adequar a nossa realidade. Todos os dias recebemos novas determinações e tentamos colocar em prática com nossos profissionais de saúde que têm se desdobrados para executar o serviço”, diz.

Segundo o Coordenador, depois de novas visitas a pessoas suspeitas, que também voltaram de viagem, o Comitê de Enfrentamento chegou a conclusão de mais estes casos suspeitos em Barroso, totalizando seis casos na cidade.

“Nós só temos acesso aos números, nem ficamos sabendo os nomes dos suspeitos. Para tratar com estes casos existe um outro departamento fo Comitê que trabalha nessa frente. Dessa forma, nosso trabalho é todo sigiloso”, diz o Coordenador.

Para preservar a identidade das pessoas suspeitas, o Barroso EM DIA não divulga o destino e o que essas pessoas foram fazer nas devidas viagens.

TESTES

Com relação aos primeiros suspeitos, os exames foram realizados nessa sexta-feira (20) na cidade. Os dados, coletados através de secreções, foram enviados para a regional de saúde e consequentemente para o estado. Os resultados, de acordo com os profissionais, devem durar de dez a vinte dias.

DISK-SAÚDE

O coordenador também aproveitou para falar sobre o Disk-Saúde. “É importante que as pessoas só usem este canal de comunicação para relatar problemas de saúde relacionados ao coronavírus”, reforça Jefferson.

Está funcionando o Disque Saúde, sendo 12 horas por dia, de 8h as 20h, incluindo sábados, domingos e feriados, pelos números 3351-1288/ 3351-1559. / (32) 991822402.

Atendentes: dentistas, auxiliares de dentistas, fisioterapeutas e psicólogos poderão contribuir, como seus atendimentos foram suspensos, eles farão parte da equipe de apoio no atendimento aos pacientes suspeitos. Serão preenchidos formulários no ato das ligações e seguidas orientações pelos profissionais responsáveis.

Farmácia: Irá abrir somente uma porta, sendo colocado um balcão para atendimento (os pacientes ficarão na parte externa, evitando aglomeração).

Estão em fase de compra Equipamentos de Proteção Individual para todos os funcionários em contato com o público (luvas, óculos, máscaras simples e especiais, macacão protetor, entre outros).

Funcionários imunodeprimidos, diabéticos, gestantes e idosos foram afastados do trabalho por tempo indeterminado. Cancelamento e retorno de férias de todos os funcionários da saúde.

Nas ESFs serão reduzidas drasticamente a presença de pessoas de forma que os atendimentos e agendamentos serão realizados pelos profissionais da área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *