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Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, que avalia a qualidade do aprendizado nacional e estabelece metas para a melhoria do ensino, foi divulgado recentemente em todo o país. Os resultados foram publicados em setembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A meta prevista para o município de Barroso era de 6.7 e a cidade alcançou 6.5, registrando queda no índice de qualidade do ensino. A última vez que Barroso ficou abaixo da média nacional, foi em 2007, quando a meta projetada foi de 5.0 e o município atingiu apenas 4.7. O índice varia de 1 a 10.

Para Luiz Moreira, que publicou em seu Blog, os investimentos financeiros e as estruturas físicas adequadas das escolas são importantes, mas a parte pedagógica é, sem dúvida alguma, o pilar básico de todo o processo educacional. “Nas últimas semanas fui procurado por algumas professoras e pais de alunos que ficaram preocupados com essa situação. Por isso resolvi publicar este artigo, ciente que o momento exige de todos nós equilíbrio e sensatez”, diz Luizinho. 

“O que realmente causou a queda no desempenho dos alunos e o que está sendo planejado são as principais perguntas a serem esclarecidas, após as eleições, com o clima mais ameno, espero, na câmara de Barroso. A convocação para esclarecimentos, ainda mais em período de transição de governo, é um procedimento normal, não só sobre o IDEB, como também sobre outras situações relacionadas a prestação de contas”, destaca. 

O IDEB é apurado a cada dois anos. Por isso, de acordo com Luizinho, considerando os efeitos da pandemia do novo coronavirus, a preocupação é pertinente, pois, influenciará nos resultados de 2021 cuja meta a ser atingida é de 6.9.

PREFEITURA

Questionada, a Prefeitura enviou uma apresentação de Power Point, de onde conseguimos extrair alguma posição.

“Com serenidade e discernimento, percebe-se que o resultado alcançado, embora com a diminuição de 0.2 (dois décimos) no índice, mantém-se num bom patamar de desempenho, mesmo divergindo a cada biênio. O que se pode fazer para elevar esse índice, é que todos, profissionais e família, continuem envidando esforços, não apenas para o ingresso do aluno na instituição escolar, mas também para garantir a sua permanência, progressão e sucesso escolar”.

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