Compartilhe:

Na manhã da última sexta-feira (23) a pequena Valentina Ferreira Santos foi visitar, a convite dos voluntários da APPC, os pacientes em tratamento no setor de Oncologia do Hospital Ibiapaba/Cebams.

Com a participação da massoterapeuta Débora, da loja All Pé Barbacena e dos Doutores da Gentileza, uma trupe formada por artistas para levar carinho e alegria a hospitais, creches, asilos e escolas, Valentina aproveitou a visita para fazer a doação de mais duas perucas confeccionadas pela campanha Fio de Esperança.

A primeira peruca foi doada à paciente Fernanda, que descobriu recentemente ter câncer no seio, e que ainda está buscando forças para o seu tratamento. “Os cabelos já estão mais ralos, mas eu começo as sessões no dia 5, e uma das coisas que mais me deixou apreensiva foi o medo de ficar careca. Quando soube que receberia uma peruca eu já fiquei mais feliz, e ter conhecido a Valentina e ver esse carinho que ela tem com a gente, me dá alento e forças para enfrentar o tratamento”, disse Fernanda.

A outra peruca foi destinada a Nazaré, moradora da cidade de Barroso, uma mulher forte e alegre que já está em tratamento há algum tempo e hoje possui apenas uma rala penugem na cabeça. Nazaré tem usado um turbante. A princípio titubeou em usar a peruca, mas depois quando viu como tinha ficado bem, e natural, ela aceitou.

Durante a visita, Rosângela Suely, da APPC fez questão de levar Valentina para conhecer o paciente Otacílio de Paiva Dias. Ele foi diagnosticado com câncer no pâncreas e está em tratamento no Ibiapaba. No entanto, segundo a esposa, a maior preocupação do Otacílio não tem sido a doença, mas a perda dos cabelos. Valentina esteve com ele, conversou, e já está fazendo, com a ajuda da peruqueira Raquel Weer a primeira peruca dedicada a um homem. E o capricho de Valentina e Raquel evidencia o carinho do projeto Fio de Esperança. Com base em fotos de Otacílio antes de adoecer, vão tentar reproduzir o estilo natural do cabelo. A expectativa é de que até o final da semana a peruca já esteja pronta e seja entregue ao paciente.

Barbacena Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *