Na manhã dessa segunda-feira (2), em São João del Rei, foi realizada a cerimônia para assinatura do protocolo de intenção que visa implantar estufas tecnológicas da empresa holandesa “Smartkas” no município. A empresa atua na produção de alimentos e, segundo as intenções, pretende construir quatro estufas que vão abrigar unidades de produção inteligentes, as margens do Rio das Mortes.
A cerimônia de assinatura foi a primeira etapa para implantação das fazendas inteligentes em São João del Rei. As próximas serão a aquisição e preparação do terreno, desenho do projeto, construção e operação. A expectativa da empresa é iniciar as obras ainda neste ano, com previsão de término em meados de 2023. Depois disso, poderá ser iniciada a produção dos alimentos.
Sobre os motivos de ter escolhido o terreno próximo ao Rio das Mortes, os responsáveis citaram a temperatura estável, a presença do rio e iluminação em praticamente todos os meses do ano.
O terreno, com cerca de 70 hectares, será cedido pelo município, que será o primeiro a receber o projeto em todo o país.
De acordo com a Smartkas, o investimento total será de 50 milhões de euros e a expectativa é de geração de 300 empregos diretos e 2 mil indiretos, preferencialmente da população local. Além disso, os funcionários passarão por treinamentos e capacitação.
O objetivo é que a capacidade de produção seja de 5 a 10 mil toneladas por ano, com faturamento bruto previsto de R$ 30 milhões até o fim do ano que vem.
Mais Vertentes