Um morte por síndrome gripal, registrada na tarde desta quinta-feira (18), na cidade de Barroso, causou pânico em toda a população. No meio da tarde, imagens feitas nas dependências do Hospital Macedo Couto mostram funcionários de uma funerária e profissionais da saúde retirando um caixão da instituição. As fotos, que tem profissionais com roupas próprias para o combate ao coronavírus, foram compartilhadas por aplicativos da internet e causaram alarde nos internautas barrosenses.
Diante do vazamento, a reportagem do Barroso EM DIA questionou as autoridades sobre a veracidade das fotos e recebeu a informação do Hospital Macedo Couto, através da Coordenador Ana Maria, que trata-se de um óbito por síndrome gripal registrado hoje.
“Houve um óbito de paciente do sexo masculino com síndrome gripal. Os cuidados são pelo protocolo. Todo paciente é suspeito até que se prove o contrário”, diz a Coordenadora. De acordo com a Ana, um teste foi realizado, mas até o fechamento desta matéria não havia informação do resultado.
Leia a nota e posicionamento do Hospital sobre as fotos que foram feitas:
O Instituto Nossa Senhora do Carmo (INSC) vem a público informar a população barrosense sobre o boato, divulgado por meio de fotos divulgadas em grupos de WhatsApp, de que um paciente teria falecido vítima de Covid-19 em nosso hospital.
O INSC esclarece que um paciente com sintomas gripais, de fato veio a óbito em nosso hospital na manhã desta quinta-feira, 18 de junho. Seguindo os protocolos dos Órgãos de Saúde, o cidadão foi enquadrado como suspeito. Um exame, via Swab, foi realizado e o material coletado foi enviado à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para análise.
Portanto, não há ainda nenhuma confirmação oficial de que o óbito em questão tenha sido causado pela Covid-19.
Destacamos que o responsável pela divulgação das imagens foi imediatamente desligado de suas funções do hospital, pois infringe todos os princípios éticos e morais de nossa instituição, especialmente no que diz respeito a privacidade de nossos pacientes e seus familiares.
Reiteramos que todas as medidas de segurança no atendimento dos casos de Covid-19 estão sendo cumpridas em nossa unidade para assegurar a saúde e integridade de nossos funcionários, colaboradores, pacientes e demais usuários de nossos serviços.
Pedimos a todos os cidadãos que sigam as orientações das autoridades quanto a prevenção da doença como: higienizar as mãos com água e sabão e álcool gel 70%; utilizar a máscara em estabelecimentos públicos e respeitar a quarentena.
O INSC agradece o apoio e a compreensão de todos.
BOLETIM
No fim da tarde desta quinta, a Prefeitura divulgou o Boletim Epidemiológico e confirmou a informação da investigação de um óbito, do sexo masculino, de 50 anos. Também aparece no Boletim mais seis casos em análise, somando-se aos anteriores, um total de nove exames em análise. Segue com cinco curados e 47 descartados.