Metade dos Estados brasileiros teve alta no número de mortes por Covid-19 na última semana em comparação com os sete dias anteriores, segundo dados apresentados na quarta-feira, 26, pelo Ministério da Saúde. São 13 unidades da federação nessa situação, quatro a mais do que no balanço apresentado na semana passada pela pasta.
Estão no grupo Estados de todas as regiões: Acre, Amapá, Pará, Tocantins e Rio já mostravam essa tendência de alta no boletim anterior. Já Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Minas, Espírito Santo e Rio Grande do Sul entraram na lista nesta semana.
Os maiores aumentos porcentuais de óbitos foram registrados nos Estados do Pará (80%) e Rio (62%), que já haviam passado por pico de casos e mortes há alguns meses, mas que enfrentam uma ameaça de novo crescimento em meio ao agravamento da pandemia em municípios do interior e à flexibilização das quarentenas.
EM NAZARENO A PREFEITURA CONFIRMOU A MORTE DE UMA CRIANÇA DE 12 ANOS, VEJA!
BRASIL
Desde a metade de junho, o Brasil tem ocupado o segundo lugar em número de mortes absolutas pela Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos. Nesta quarta-feira (26), o país superou os norte-americanos em outro recorte estatístico: o número de mortes causadas pelo coronavírus por 100 mil habitantes. De acordo com os números da Johns Hopkins University, referência mundial no estudo da pandemia, o Brasil apresenta 55,05 mortes, e os Estados Unidos, 54,18.