Compartilhe:

Das 3.590 escolas da rede estadual em Minas Gerais, apenas 279 estão aptas a iniciarem as aulas semipresenciais no próximo dia 21. Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SEE), só 49 mil de 1,7 milhão de estudantes da rede podem voltar às salas de aula – o que representa 2,8%.

É que, para retomarem as aulas nas escolas, as cidades precisam estar na Onda Amarela ou Verde do Minas Consciente e, ainda, ter o aval da prefeitura – somente as regiões Vale do Aço e Triângulo Norte estão nessa classificação atualmente.

A coordenadora geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), Denise de Paula Romano, diz que, além da vacinação em ritmo lento, a falta de estrutura das escolas estaduais é outro impasse que dificulta o retorno. O cenário é tão grave que um estudo elaborado pela entidade mostrou que das 3.590 escolas do Estado, 1.027 nem sequer possuem banheiro para os funcionários. Além disso, 900 não têm refeitórios.

A Secretaria de Estado de Educação informou que disponibilizou recursos para preparação e eventuais obras nas escolas. Desde o início do ano, diz, foram repassados mais de R$ 60 milhões para a compra de insumos e outros R$ 90 milhões para manutenção e pequenos reparos, como pintura e troca de torneira.

Na última quinta-feira (10), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) não atendeu o pedido do Sind-UTE para impedir que o governo retomasse as atividades semipresenciais com restrição de alunos e permitiu o retorno gradual a partir do dia 21 de junho para o ensino fundamental. Na segunda (14), os profissionais voltam para as escolas para planejar as aulas dos alunos entre o primeiro e o quinto ano.

BARROSO

Como a cidade não está nas ondas verde e amarela, as aulas ainda não tem previsão de retorno. De qualquer forma o Barroso EM DIA quer saber sua opinião: Você acha que é o momento do retorno às salas de aula? Vote na enquete que está no Story do Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *