Na tarde dessa quinta-feira (18), durante averiguação de denúncia de maus tratos a animais no Bairro Rosário, em Barroso, a Polícia Militar encontrou uma cadela, da raça Pitbull, em condições de saúde precárias.
Além disso, foram encontradas com o proprietário do animal, um menor de 17 anos, duas buchas de maconha embaladas para venda, um cigarro da mesma substância e uma espingarda de pressão. O adolescente foi apreendido e conduzido para a Depol de São João del Rei para prestar esclarecimentos sobre os fatos.
O jovem já é conhecido no meio policial e possui várias denúncias por envolvimento no tráfico de drogas. Em 2018 ele foi apreendido por posse irregular de arma de fogo e entorpecentes.
O animal foi recolhido pela Associação Protetora dos Animais de Barroso (APAB).
APÓS O RESGATE
A APAB, informou em nota em sua página oficial no Facebook, que o animal passou por uma consulta com o médico veterinário André Giuliano Ferreira. Segundo a avaliação do veterinário, a cadela está totalmente desnutrida, pesando 10kg, repleta de ectoparasitas (pulgas e carrapatos) e com suspeita de doença do carrapato (Erliquiose). Ela ficará sob os cuidados da Associação que já a colocou em um lar temporário.
Devido as condições do animal, a APAB pede a colaboração da população na doação dos seguintes itens:
* Ração de boa qualidade
* Ovos
* Simparic ou Bravecto (para animais de até 20 kg)
* Doxiciclina de 100mg
* Desinfetantes (para manter o ambiente limpo)
OUTROS CASOS DE MAUS TRATOS A ANIMAIS EM BARROSO E REGIÃO
Ocorrências como essa são recorrentes na região. No último mês a APAB recolheu das ruas de Barroso um cachorro que teve os testículos mutilados . Outro episódio, na cidade de Lamim, aconteceu no dia 22 de março deste ano, onde cães mortos começaram a ser vistos pelas ruas do município com características de envenenamento por chumbinho. (Clique aqui e saiba mais)