Compartilhe:

A virada repentina no tempo neste início de semana surpreendeu muita gente em Minas Gerais, de maneira geral. O calorão dos últimos dias, com direito a 33ºC em Barroso, deu lugar ao frio com ventania. Resultado: previsão de sensação térmica de 16ºC para a madrugada desta terça-feira (22/3) – e agasalhos e cobertas resgatados do armário.

“O outono iniciou ontem às 12h33 e vai até o dia 21 de junho. Já tivemos hoje a chegada da primeira massa de ar frio desta nova estação. Ela é gerada por uma alta pressão. Uma frente fria está passando pelo litoral norte do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e atrás dela vem junto uma massa de ar polar, que é essa alta pressão”, explica o meteorologista Ruibran dos Reis.

“O centro dessa alta pressão está entre o litoral do Uruguai e da Argentina e de lá vem os ventos úmidos que entram pelo sul e sudeste do país passando pelo Rio, Vale do Paraíba, Minas Gerais até chegar por aqui”, complementa o estudioso do Climatempo.

Na região, o frio também será a tônica. “Essa massa de ar polar também está influenciando o tempo no Sul de Minas, Campos das Vertentes e na Zona da Mata que já recebem rajadas de ventos em torno de 80 km/h”, diz Ruibran.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.