LafargeHolcim inaugura 3º Muro Ecológico em Barroso

Compartilhe:

A LafargeHolcim, por meio do Programa de Educação Ambiental e em parceria com o projeto Educavida, inaugurou na terça-feira (6), na Escola Municipal Clotilde Rocha, no bairro Jardim Bandeirantes, em Barroso, o 3º Muro Ecológico da cidade. O evento contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre alunos da Escola Municipal Clotilde Rocha e da Escola Estadual Cônego Luiz Giarola Carlos; além de associados da ASCAB (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Barroso); do secretário municipal de Educação, Ancelmo César de Oliveira; e membros da comunidade.

Os Muros Ecológicos visam estimular a coleta seletiva, usando as instalações como pontos de coleta. Neles existem espaços específicos para cada tipo de resíduo (metal, papel e plástico), que posteriormente serão recolhidos e encaminhados para a ASCAB. A parte externa dos muros foi pintada por 14 alunos, sendo 11 moradores do bairro Jardim Bandeirantes, como parte das oficinas de grafitagem promovidas pelo Programa de Educação Ambiental.

 

“Foi muito importante para mim ter participado da oficina de grafite. Sempre foi uma vontade minha aprender a grafitar e além da pintura do muro em si, sinto que contribui de alguma forma para o bairro e para a ASCAB, uma vez que o material coletado com o muro será doado à associação e incentiva a comunidade a separar seu lixo de forma correta. ”, afirma Karynne Vilela, aluna e moradora do bairro Jardim Bandeirantes.

“É um trabalho muito significativo, ficamos muito felizes de poder participar da inauguração do 3º Muro Ecológico em Barroso. As crianças mostraram muito interesse quando explicamos sobre o funcionamento do muro e muitos pais e mães já estão se mobilizando para colaborar com a reciclagem”, conta Maria Goretti Oliveira, diretora da Escola Municipal Clotilde Rocha. 

Durante o ano de 2018, outros dois Muros Ecológicos foram instalados na Escola Municipal Irmã Magdaline e na Escola Municipal Vereador Otávio Rufino, com o objetivo de conscientizar a população e aumentar o volume de materiais reciclados em Barroso.

 

 Programa de Educação Ambiental (PEA)

Com foco principal em coleta seletiva, o Programa de Educação Ambiental é uma realização da LafargeHolcim, por meio do Instituto LafargeHolcim, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Barroso. As atividades são executadas pela Associação Cultural Fofocas de Teatro e já beneficiaram mais de 1.200 pessoas em Barroso, por meio de ações de educação e conscientização ambiental em sala de aula para alunos do 4⁰ano da rede municipal de ensino, que incluem projeções de filmes, oficinas diversas, apresentações teatrais, entre outros.

Mais informações sobre a agenda do Programa de Educação Ambiental: https://peabarroso.wordpress.com/blog/

 

Projeto EducaVida   

O EducaVida tem como objetivo a realização de atividades que promovam a qualidade de vida por meio de ações ligadas ao esporte, cultura, lazer e meio ambiente. O projeto faz parte da iniciativa local da IAF (Fundação InterAmericana), Instituto LafargeHolcim e RedeAmérica, com o objetivo de fomentar atividades que contribuam com o fortalecimento econômico e social de organizações comunitárias de Barroso, buscando a valorização dos talentos locais nos mais variados segmentos. O Educavida conta com a participação de 8 associações de Barroso: Associação Ortópolis Barroso, Associação Comercial e Industrial de Barroso, Associação Comunitário do Bairro São José, Associação Comunitário do Bairro Rosário, APAE, ASCAB, Cia Fofocas de Teatro, Lar Nossa Senhora de Fátima, Associação Protetora dos Animais de Barroso, Associação dos Moradores do Bairro Praia e Grupo Feliz Idade.

 

Sobre o Instituto LafargeHolcim

O Instituto LafargeHolcim é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, que faz a gestão dos investimentos sociais do grupo LafargeHolcim no Brasil. Os projetos de investimento social, apoiados pelo Instituto LafargeHolcim, são desenvolvidos e gerenciados pela comunidade, o Instituto atua como um facilitador. O Instituto LafargeHolcim é associado ao Grupo de Institutos e Fundações e Empresas (Gife) e à RedEAmérica.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *