Compartilhe:

Apesar do Programa do Governo Estadual ter sido criado para decisões coletivas, onde o trabalho em conjunto faria a diferença no Estado, dividido através de regiões, cidades estão tomando decisões individuais.

É o caso da vizinha Barbacena que avançou para a Onda Amarela do programa Minas Consciente. Desde essa segunda-feira (25), os barbacenenses estão na nova fase, mais flexível, do programa.  O Decreto que autoriza o retorno das atividades comerciais inseridas nesta etapa foi publicado no último domingo (24) no Diário Oficial Eletrônico do Município (e-DOB).

Já Juiz de Fora, cidade com o maior número de óbitos e casos na região, preferiu sair do programa do governo. A prefeita Margarida Salomão (PT) anunciou na manhã dessa segunda-feira (25) a saída de Juiz de Fora do programa estadual “Minas Consciente”.

Atualmente, a cidade está na Onda Vermelha, fase mais restritiva do programa. Um novo decreto com o funcionamento de estabelecimentos e restrições foi publicado na noite dessa segunda e entrará em vigor na terça-feira (26), após uma reunião do Fórum de Defesa da Vida às 15h30. De acordo com a chefe do Executivo, a medida ocorre após a Prefeitura receber demandas de diversos setores econômicos da cidade por causa do fechamento do comércio na Onda Vermelha

“O Minas Consciente é um programa muito importante, mas tem as características de ser estadual. Minas é do tamanho da França e penso que as decisões que são tomadas requerem muito mais tempo para serem implementadas do que aquelas que nós podemos assumir. Desta forma, estaremos investindo mais na nossa adequação sanitária, no que seja mais adequado às nossas peculiaridades. Reforço que a prioridade do governo municipal é a defesa da vida”, declarou.

BARROSO

Por fim, segundo informações da Prefeitura Municipal de Barroso, a cidade permanece na chamada Onda Vermelha do programa Minas Consciente. Onda da qual faz parte hoje a região Centro-Sul. Entre as principais mudanças está a proibição de pessoas em bares e lanchonetes.

Uma nova reunião regional deve acontecer nos próximos dias e Barroso também pode avançar para a chamada Onda Amarela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *