Jovem escala igreja em São João del Rei, cai e depreda monumento

Compartilhe:

Uma das mais tradicionais do Estado e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Igreja Nossa Senhora do Carmo, em São João del Rei, no Campo das Vertentes, teve parte de sua estrutura depredada na madrugada deste domingo (21) por um jovem que escalava o seu portal durante uma brincadeira.

Caio Kiyoshi Chaves Watanabe, 21, subiu cerca de quatro metros até se pendurar em um anjo, construído há cerca de 200 anos. A escultura não suportou o peso e despencou.

Com a queda, Watanabe quebrou o maxilar, os dois joelhos e teve uma fratura exposta no dedo do pé. A Polícia Militar informou que o jovem foi escalando a fachada do templo se apoiando em outros monumentos. Watanabe, que é de Jundiaí, no interior de São Paulo, veio para Minas Gerais estudar psicologia e cursa o 5º período na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

À reportagem do jornal O Tempo, o jovem contou que não se lembra como conseguiu escalar, mas que fez por ímpeto, uma vez que está acostumado a “subir nas coisas”. “Nem sei explicar. Fui subindo. Eu gosto de subir coisas. Sempre tive esse ímpeto e inventei de subir a igreja. Infelizmente, acabei derrubando uma parte importante da fachada”, afirmou.

Pelas redes sociais, moradores de São João del Rei e região criticaram a atitude de Watanabe. O rapaz afirmou que não para de receber mensagens. “Já vieram inúmeras pessoas me atacarem nas redes sociais, me dizendo que sou um ‘merda’ e que eu deveria ‘apanhar por isso’. Reconheço o prejuízo histórico que eu causei e peço desculpas a comunidade sanjoanense”, disse.

O TEMPO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *