Frente fria chega com geada neste fim de semana na região

Compartilhe:

A frente fria que avança pelo centro-sul do Brasil deve provocar o fim de semana mais frio do ano nas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o órgão, a sexta-feira (5) começou com céu encoberto e pancadas de chuva nas duas regiões. As temperaturas podem variar entre 10ºC e 12ºC. Já no sábado (6), ocorre um declínio acentuado de temperatura, com as mínimas chegando em 5ºC em Barbacena e 6ºC em Juiz de Fora. O céu fica parcialmente nublado e a possibilidade é de chuvas isoladas.

No domingo (7), a frente fria começa a dispersar, mas as baixas temperaturas continuam. Uma massa de ar polar que vai agir ao longo da próxima semana chega na Zona da Mata e Vertentes mantendo os termômetros abaixo de 10ºC.

Segundo o instituto, essa massa de ar polar é mais seca, provocando também queda na umidade relativa do ar. Durante a sexta e sábado, a umidade varia ente 95% e 50%. No domingo, deve variar entre 70% e 35%.

 

Alerta de geada no Campo das Vertentes

O Inmet publicou na página oficial do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos um aviso de geada no domingo (7) em cidades da região com risco leve de perdas de plantações.

O alerta vai para diversos municípios, incluindo principalmente cidades no Campo das Vertentes como Barbacena, Barroso, Dores de Campos, Santa Cruz de Minas, Santos Dumont, São João del Rei e São João Batista do Glória. Confira a lista completa.

 

Recomendações

A Defesa Civil Nacional, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, emitiu um alerta para os estados da região Sul, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul por conta da onda de frio intenso.

A atenção especial deve ser com a população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. É essencial manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos.

De acordo com a pasta, essas medidas são de grande importância na prevenção de gripe, resfriados, pneumonia e demais doenças respiratórias, mantendo ainda mais cuidado com crianças e idosos – mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Nas noites com temperaturas mais baixas, recomenda-se, também, abrigar animais domésticos.

Confira a previsão do tempo para algumas cidades

CidadesMínimaMáxima
Barroso6ºC24ºC
Barbacena5ºC18ºC
Juiz de Fora6ºC24ºC
São João del Rei6ºC20ºC
Muriaé11ºC24ºC
Leopoldina10ºC24ºC

Informações G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *