Compartilhe:

A expressão em inglês que uso como título desta matéria significa Promessas Mentirosas. Tanto quanto as “fake news” muito comuns na boca de políticos sem escrúpulos, principalmente nas campanhas eleitorais, interessados em se elegerem a qualquer custo. 

Candidato que pretende conquistar o voto dos eleitores tem que ser honesto. Não pode iludir quem vai votar, enganando-o com promessas que, se for eleito, não terá condições de cumprir.

Apenas para o fim de me certificar que meu modo de pensar está correto, estive consultando algumas propagandas eleitorais que guardei das eleições municipais de 2016 de candidatos de todas as coligações. Meu Deus, quantas promessas feitas que, até hoje, segundo mês do último ano do mandato dos candidatos que elegemos em Barroso, ainda não foram cumpridas. Se algum conseguiu cumprir algumas promessas que fez, se somadas não chegam a 50% das feitas na campanha.

Se ao fazer promessas durante a campanha o candidato não condicionou o cumprimento delas à inexistência de possíveis ou prováveis condições desfavoráveis no decorrer do mandato, depois a alegação de que houve acontecimentos alheios à vontade do então candidato ou retenção de verbas do município por órgãos do poder municipal ou federal para justificar as mentira da campanha eleitoral.

Caberia a um candidato prudente prever acontecimentos de condições externas prejudiciais ao cumprimento das suas promessas de campanha.

Se você, leitor amigo, pretende se candidatar nas eleições deste ano a algum dos cargos em disputa, seja honesto com seus eleitores. Não lhes prometa o céu se não lhes puder mais nada melhor que o purgatório.

Na nossa língua há um provérbio que diz “promessa é dívida”. Você não é obrigado a prometer”. Mas, feita promessa, você está obrigado a cumpri-la. 

Paulo Terra – Colunista do jornal impresso Barroso EM DIA

A coluna do senhor Paulo é publicada mensalmente no jornal impresso Barroso EM DIA. Esta última, intitulada; Fake Promisses, saiu na edição deste mês de fevereiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *