Compartilhe:

A pequena e pacata cidade de Dores de Campos, a cerca de 5 km de Barroso, tem uma das maiores taxas de letalidade da Covid-19 do Campo das Vertentes, quiçá de Minas Gerais e do Brasil. Enquanto a média nacional, segundo dados do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, (Conass) está em 2,8% (cerca de 460 mil mortes), Dores tem mais que o dobro da taxa de letalidade: 4,5%. De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura da cidade, são 47 óbitos até o momento para 1028 casos positivos. A data de fechamento desta edição foi dia 2 de junho, às 13h.

Para calcular a taxa de letalidade, que é diferente da taxa de mortalidade, multiplica-se o número de óbitos de uma determinada cidade por 100 e divide o resultado pelo número de casos positivos do coronavírus, ou seja, quantas pessoas contraíram o vírus e vieram a óbito por decorrência dele naquele município. No caso de Dores, até o dia 2 de junho os números eram os seguintes: 47 mortes multiplicadas por 100: 4.700 divididos por 1.028, número de casos positivos, resultado: 4,57.

OUTRAS CIDADES

A taxa de Dores causa espanto quando é comparada, por exemplo, a outras cidades do Campo das Vertentes como Prados, que tem uma das menores taxas da região: 2,36 com 17 óbitos e 719 casos confirmados. Já São João del Rei aparece com 160 mortes e 6.466 casos confirmados, ou seja, taxa de 2,47. Outros dados que também assustam é a taxa de Barroso, que é maior que a de São João del Rei. Barroso tem 44 óbitos e 1.579 positivos. Taxa de 2,78. As que mais se aproximam de Dores de Campos são Barbacena e Tiradentes com 3,30 e 3,36, respectivamente. São 6.933 positivos e 229 mortes em Barbacena e 14 mortes e 416 positivos em Tiradentes.

NÍVEL NACIONAL

E os dados de Dores de Campos continuam assustadores mesmo quando comparados ao nível nacional, em que os números de óbitos, cerca de 460 mil, são multiplicados por 100 e divididos por cerca de 16 milhões de positivos, resultando em 4,2%. Uma das cidades com a menor taxa de letalidade da doença no Brasil era Blumenau, em Santa Catarina, que tinha 1,0%.

O que a reportagem reforça é que a taxa de letalidade se refere à quantidade de pessoas que morreram por uma doença em relação à quantidade de infectados por ela que é diferente do conceito de taxa de mortalidade que trata da quantidade de pessoas que morreram por uma doença em relação à população total de um lugar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PREFEITURA DE
DORES DE CAMPOS

A reportagem fez contato com a Prefeitura da cidade Dores de Campos, mas não recebeu nenhuma resposta com relação aos questionamentos que foram feitos ao executivo no que se refere ao combate à Covid.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *