Curso de Cuidador Infantil forma 28 alunos em Barroso

Compartilhe:

O Comitê de Ação Participativa, apoiado pela LafargeHolcim e em parceria com o Instituto Holcim e Associação Ortópolis, encerrou no começo de outubro, o curso de Cuidador Infantil, capacitando 28 pessoas.

Iniciado em setembro, o curso ofereceu aos alunos noções de desenvolvimento integral da criança e do bebê, nos aspectos físico, psicológico, intelectual, emocional e social, capacitando-os para a prestação dos cuidados necessários de crianças de 0 a 6 anos. Uma equipe multidisciplinar – formada por psicólogas, fonoaudióloga, nutricionista, enfermeira e bombeiro civil – fez parte do corpo docente.

Foram realizadas diversas atividades práticas, proporcionando aos alunos uma vivência real das situações que ocorrem no dia a dia do cuidador infantil, como conta Niquele Severo, pedagoga e aluna do curso: “o curso contribuiu bastante para minha formação como pedagoga, vou levar uma bagagem muito grande para trabalhar em sala de aula, como as noções de primeiros socorros, psicologia e fonoaudiologia”, afirma.

“Meu trabalho durante o curso foi abordar sobre a importância do lúdico no desenvolvimento infantil. Trouxe vivências e resgatei as brincadeiras infantis antigas, que são essenciais para a criança aprender a se relacionar com outra criança, estimular o cognitivo, a afetividade e estruturar a sua personalidade”, conta Letícia Souza, psicóloga clínica.

CAP – Comitê de Ação Participativa

Estratégia de investimento social da LafargeHolcim e Instituto Holcim, o Comitê de Ação Participativa (CAP) de Barroso tem como objetivo construir e implementar coletivamente estratégias e ações que contribuam para o desenvolvimento do território. O CAP Barroso é composto por 12 lideranças do município que foram mapeados, votados e representam os três setores da sociedade: poder público, iniciativa privada e sociedade civil.

Sobre o Instituto Holcim

O Instituto Holcim é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, que faz a gestão dos investimentos sociais do grupo LafargeHolcim no Brasil. Os projetos de investimento social, apoiados pelo Instituto Holcim, são desenvolvidos e gerenciados pela comunidade, o Instituto atua como um facilitador. O Instituto Holcim é associado ao Grupo de Institutos e Fundações e Empresas (Gife) e à RedEAmérica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *